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Prefeitura licita empresa para fornecer material pirotécnico; valor a ser gasto será de R$ 207 mil

02 de junho de 2014 - 10:20

fogos-de-artificioSegundo explicou o Secretário da Fazenda, Sérgio Moretti, na audiência pública realizada na última quinta-feira (29), a situação financeira da Prefeitura está estável, porém ainda há a necessidade de se conter gastos.

“Janeiro, fevereiro e março são os meses em que há o pico da arrecadação, por isso a situação está equilibrada. Porém, daqui a frente a situação é totalmente o contrário e a despesa da Prefeitura passa a ser maior do que a receita mensalmente. A nossa folha de pagamento subiu 13,25% de dezembro para cá, que é quase R$ 3 milhões. A receita não acompanha a despesa, pois não dá salto. É por isso que nós estamos economizando, porque vai ficar difícil daqui para frente. Ainda estamos apertados”, disse.

Se a Prefeitura tem que economizar para enfrentar o segundo semestre, o que é medida correta, não parece razoável gastar dinheiro com fogos de artifício. É que segundo publicação do Diário Oficial do Município de Marília do dia 24 de maio, a Administração realizou licitação e homologou a empresa S.H.M. RODRIGUES MARTINI & CIA LTDA – ME para o fornecimento de material para show pirotécnico destinado a várias secretarias.

Segundo tabela elaborada pela Administração, o valor máximo a ser oferecido pelo lote único seria de R$ 221.110,00, pois, segundo o edital do pregão presencial nº 095/2014, foram cotados os valores de fogos de artifício praticados no mercado.

Mas o valor oferecido pela empresa S.H.M., a única participante do certame, foi de R$ 218.130,00. Após negociação, o preço baixou para R$ 207.375,00, conforme consta na ata da licitação. Mesmo assim, trata-se de uma quantia muito alta para ser gasta em algo que não é prioritário.

Aliás, essa deve ser a discussão. Reconhecemos a boa iniciativa em realizar recapeamento asfáltico em 500 quarteirões da cidade, investimentos em perfurações de poços profundos e reformas de unidades escolares, por exemplo, porém a cidade carece de investimentos intensos da área da saúde, operação tapa buracos eficiente, planejamento da mobilidade urbana, dentre outros.

Cabe ao cidadão mariliense avaliar a utilidade ou não de gastar mais de R$ 200 mil em fogos de artifício quando sua necessidade diz respeito a um melhor atendimento no posto de saúde, na rapidez da realização de exames médicos, na melhoria do serviço de transporte coletivo e no regular fornecimento de água, por exemplo.

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