Notícias

Busca

MATRA

Prefeitura retoma obra do poço profundo do Cascata

16 de abril de 2012 - 10:00

O poço profundo terá cerca de 1.200 metros de profundidade e extrairá água do aquífero Guarani. A produção será de 250 mil a 300 mil litros de água por hora, sendo que o investimento é de R$ 4,3 milhões na execução da obra, que deverá estar pronta em cerca de mais 150 dias.

A Prefeitura de Marília retomou mais uma obra considerada prioritária para a população: a perfuração do poço profundo do Cascata, localizado ao lada da represa Cascata, e que será responsável pelo abastecimento de toda zona leste da cidade.

A perfuração do poço teve início em junho, mas a obra estava paralisada por falta de pagamento à empresa Constroleo, vencedora da licitação. Após contato com a administração do prefeito Ticiano Toffoli, a obra foi retomada e está na fase final.

O prefeito Ticiano Toffoli e o secretário municipal de Assuntos Estratégicos, José Carlos de Souza Bastos, o Beca, estiveram visitando a obra na tarde de sexta-feira (13), quando foram recepcionados pelo diretor da Constroleo, José David de Oliveira.

O poço do Cascata tem 1.070 metros de profundidade e capacidade de produção que pode chegar a 350 mil litros de água por hora. “A gente se orgulha de ter participado da perfuração do maior poço de água hoje em conclusão no Brasil. A Prefeitura de Marília está de parabéns por estar terminando esse poço, que irá beneficiar muito os marilienses. Para a gente é uma felicidade enorme entregar uma obra desse porte. É a maior obra de perfuração do Brasil em termos de diâmetro de perfuração, capacidade de exploração que pode chegar a 350 mil litros de água por hora. Perfuramos poços em vários lugares com o mesmo arenito e não conseguimos essa vazão. Então, Marília tem esse privilégio”, disse José David de Oliveira.

José David revelou que a profundidade chegou a 1.170 metros. “Inicialmente atingimos essa profundidade, mas concluímos o poço com 1.070 metros. Utilizamos em torno de 20 pessoas na perfuração desse poço, que trabalharam 24 horas por dia em três turnos durante cinco meses. Houve uma paralisação, que se não tivesse acontecido, a obra já estaria concluída há algum tempo.”

Ticiano Toffoli destacou a importância do poço profundo do Cascata. “Esta obra do poço do Cascata é uma das maiores do Brasil porque são 1.070 metros de perfuração. Obra estava parada, mas determinei a retomada porque água é primordial para a cidade. A represa Cascata do final do ano para cá não voltou aos 6,5m que é o nível que precisa ter e logo teremos um período de seca. Se esse poço não tiver em funcionamento, teríamos grande problema de água em toda essa zona leste. Porém, com determinação, fazendo aquilo que tem que ser feito pelo administrador público, cortamos despesas que não têm finalidade de atendimento à população e colocamos esses recursos para a continuidade dessa obra.”

O prefeito acredita que no mês de julho o poço já estará funcionando. “Agora está sendo feito o teste de vazão, que por enquanto está dando 210 mil litros de água por hora. Através desse teste saberemos a potência da bomba que terá que ser colocada aqui, o tipo de painel elétrico a ser instalado e a própria adutora. Em dez dias teremos essa vazão e o procedimento de licitação para a colocação da bomba definitiva, do painel elétrico e da adutora que interligará ao sistema de bombeamento do Cascata. A finalidade será levar essa água ao reservatório ao lado do Yara Clube. Daqui para a frente pode vir a seca que vier que conseguiremos manter a produção da represa Cascata com esse poço. Não dependeremos mais da represa, que será preservada para quando houver necessidade de alguma manutenção. O mais importante é que a obra foi reiniciada e terá continuidade até a sua conclusão para atender a população de Marília. Acredito que em julho já teremos condições de jogar toda essa água no sistema Cascata”, afirmou Toffoli.

Beca disse que a obra é orgulho para Marília. “É um dia de muita alegria. Quando vi essa água jorrando com essa quantidade e qualidade, como mariliense me senti muito orgulhoso e feliz. Todos sabem que a represa Cascata hoje depende da água da chuva e com 15 dias de estiagem praticamente seca. Esse poço vem resolver definitivamente todo o problema de abastecimento da zona leste de Marília, beneficiando até os futuros empreendimentos nessa região. É um poço muito importante e o prefeito Ticiano Toffoli está de parabéns, pois a obra estava parada por falta de recursos, mas através do esforço da atual administração, os pagamentos da Constroleo foram colocados em dia e hoje a água já está jorrando. Com esse poço em funcionamento, não será mais necessária a captação de água da represa Cascata.”

Fonte: Prefeitura Municipal Marília – 14/04/2012

Comentários

Mais vistos