Notícias

Busca

MATRA

PREFEITURA TEM PROJETO PARA COLOCAR FIM AO TRANSBORDO ATÉ O INÍCIO DO PRÓXIMO ANO

17 de março de 2017 - 09:51

A Prefeitura tem projeto para colocar fim ao transbordo das 200 toneladas de lixo coletadas por dia em Marília até o início do próximo ano. A intenção é levar os resíduos sólidos da cidade para aterro sanitário controlado na região com veículo próprio e economizar boa parte dos R$ 900 mil/mês pagos atualmente pelo serviço.

“O valor pago para depositar o lixo em um aterro próximo a Marília será bem menor e com esta economia será possível fazer outros investimentos”, ressaltou o secretário municipal de Meio Ambiente e Limpeza Pública, Ricardo Sevilha Mustafá.

O aterro sanitário de Avencas deverá ser utilizado apenas como ponto de transbordo, ou seja, vai receber o lixo coletado durante o dia no município e um caminhão deverá fazer quatro viagens para levá-lo até  a área localizada a 30 km de Marília.

Empresa contatada pela Administração Municipal já obteve a licença prévia para a instalação do aterro sanitário controlado e está em vias de pedir o aval da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para poder funcionar à margem da rodovia Rachid Rayes/Marília-Assis (SP-333).

Coleta

O chefe da Pasta comemorou a estabilização do serviço de coleta de lixo, após ações emergenciais. “Quando assumi como secretário, tínhamos um caminhão. A empresa Monte Azul nunca deixou de recolher o lixo. O problema é que tínhamos 11 caminhões quebrados”.

Mustafá ressaltou que a situação do início do ano só não foi pior porque empresas da cidade emprestaram caminhões para coletar o lixo. “Fizemos um esforço sobrenatural, mas conseguimos normalizar o serviço”, contou ele.

Quatro caminhões foram consertados pela Prefeitura e quatro estão sendo alugados para garantir a coleta de lixo em toda a cidade. A Administração está adquirindo um caminhão seminovo do município de Oriente e três caminhões novos deverão estar rodando até o próximo mês de maio. “Quando isso acontecer, vamos consertar mais dois caminhões”, salientou o secretário.

Até o final do mandato do prefeito Daniel Alonso (PSDB), a intenção é adquirir outros quatro caminhões de coleta de lixo para promover a renovação da frota.

Fonte: Jornal da Manhã

Comentários

Mais vistos