Notícias

Busca

MATRA

Presidente do TCU destaca importância da transparência em obras para Copa e Jogos Olímpicos

17 de agosto de 2011 - 09:11

Ao abrir, na manhã de hoje (16), o Seminário Infraestrutura Turística, Megaeventos Esportivos e Promoção da Imagem do Brasil no Exterior, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Benjamin Zymler, destacou a importância da transparência nas execuções das obras de infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014 e para os Jogos Olímpicos de 2016.

Com a participação de autoridades e especialistas do setor, o seminário vai até amanhã (17), no edifício-sede do tribunal, em Brasília. O objetivo é discutir temas como geração de empregos e renda na economia nacional, serviços turísticos, transparência, controle e fiscalização, segurança e inteligência de Estado, mobilidade urbana sustentável e infraestrutura aeroportuária.

Zymler informou que o TCU já elaborou 31 relatórios de fiscalização com informações sobre os dois eventos esportivos e visitas in loco nas obras de ampliação e modernização de arenas que receberão os jogos. “Nós queremos que a realização desses eventos globais esteja alinhada com a legalidade, a eficiência e a economicidade”. Ele também ressaltou a necessidade do diálogo entre as entidades envolvidas, tanto os órgãos de controle como os gestores das obras de execução. “O controle preventivo é mais eficiente e mais benéfico para o Estado e a sociedade”, frisou.

O embaixador Gilberto Sabóia, representante da Fundação Alexandre Gusmão, chamou a atenção para o fato de que a realização da Copa e dos Jogos Olímpicos beneficiará a imagem do Brasil no exterior. Para ele, a escolha do país para sede dos eventos demonstra a confiança dos organismos esportivos internacionais no “desempenho do Brasil na organização eficiente de eventos dessa magnitude”.

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, apontou a capital do país como exemplo de como as obras podem trazer bons resultados para a população. “Nós estamos aproveitando a realização da Copa para instalar uma infraestrutura de ponta, que vai atender a população de Brasília antes e depois das competições”, anunciou.

O ministro do Turismo, Pedro Novais, enumerou as ações da pasta ligadas aos eventos esportivos. “O Plano Nacional de Turismo prevê qualificação de pessoal, implantação de centros de apoio ao turismo, obras de acessibilidade, promoção do país no exterior e monitoramento da rede hoteleira”.

Participaram ainda da abertura o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, o ministro do Esporte, Orlando Silva, e o presidente da Autoridade Pública Olímpica, Márcio Fortes, entre outras autoridades.

Fonte: TCU – 16/08/2011

Comentários

Mais vistos