Prevenção da Corrupção: Marília tem 6 escolas pré-selecionadas para participar do projeto
O projeto “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania!” busca incentivar, por meio de atividades artísticas, científicas e lúdicas, bem como da interação entre escola e comunidade, o desenvolvimento de uma cultura ética entre crianças e jovens. Os alunos terão oportunidade de conhecer e trabalhar conceitos como cidadania, democracia, interesse público, inclusão social, participação e auto-estima, com apoio de uma metodologia desenvolvida por especialistas do Instituto Cultural Mauricio de Sousa, especificamente para essa finalidade. As escolas fizeram inscrição por meio de formulário eletrônico (foram encerradas em 2 de abril de 2010) , com base em critérios de antecedência, distribuição geográfica e número de alunos. Entrou no critério de seleção a participação prévia da escola em atividades desenvolvidas pela CGU, como Concursos Culturais e de Desenho e Redação. Os representantes das escolas se comprometeram a indicar um coordenador pedagógico para participar do curso de Educação a Distância sobre Controle Social e Cidadania, por meio do qual será capacitado nos temas abordados pelo Projeto.
O coordenador indicado deverá concluir o Curso sob pena de suspensão da participação da escola no Projeto e deverá atuar como multiplicador, disseminando o conteúdo do Curso aos demais professores da escola que atuarão no Projeto. A escola deverá, também, assumir o compromisso de utilizar o material pedagógico e participar dos processos de avaliação respondendo a questionários e prestando informações a respeito do desenvolvimento do Projeto.
Material
A Controladoria-Geral da União fornecerá a cada escola participante pastas, a serem distribuídas a alunos e professores, contendo Manual do Professor (se for o caso), Caderno do Aluno, Revista de Atividades, histórias em quadrinhos, jogos, cartazes e carteirinha. Além disso, a CGU acompanhará a implementação do Projeto e manterá um canal de interação com as escolas parceiras. Os pedidos de inscrição foram recebidos até o dia 02 de abril de 2010.
As escolas que formalizarem parceria com a CGU deverão utilizar o primeiro semestre para participar do curso de Educação a Distância sobre Controle Social e Cidadania e capacitar os professores responsáveis pela aplicação do Projeto, avaliar o material e desenvolver atividades complementares. No segundo semestre, ocorrerá o efetivo contato dos alunos com o material pedagógico, de acordo com os planos de trabalho previamente definidos pelas escolas.
Em Marília foram pré-selecionadas 6 escolas.
Conheça as Escolas Pré-Selecionadas:
Leia o fôlder com mais detalhes sobre o projeto
Fonte: CGU