Notícias

Busca

MATRA

Primeiro caso de zika é registrado em Marília

21 de dezembro de 2016 - 15:58

Foi registrado o primeiro caso positivo de zika vírus em Marília. Trata-se de um caso autóctone, com transmissão dentro do próprio município. A contraprova do exame inclusive já está sendo providenciada.

A vítima seria um menino de 9 anos que mora no bairro Nova Marília, na zona Sul da cidade.

A doença é transmitida pelo Aedes Aegypti, mesmo transmissor da dengue e da chikungunya. De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, é o único caso no município.

A Secretaria de Saúde de Marília informou que inicia nesta quarta-feira (21) ações para o enfrentamento da doença, mesmo sem ainda obter a reposta do Instituto Adolfo Lutz, que realiza a contraprova. As ações vão até o final de semana.

Município e Sucen – órgão estadual – promovem o bloqueio da região onde o garoto contaminado vive, com eliminação de criadouros, aplicação de inseticida e busca de sintomas em morares da área.

Laboratório não comunicou

O laboratório particular de onde saiu o exame positivo para zika, não informou a Secretaria Municipal da Saúde sobre o caso, o que é irregular.

A pasta enviou uma nota para a imprensa local informando que “esclarece que está oficiando o laboratório particular para solicitar explicações do motivo da falha na geração de notificação deste caso”.

Todo e qualquer exame de dengue, zika vírus e outras doenças, procedido por laboratórios particulares em Marília, diz a Saúde, deve ser comunicado oficialmente ao Município, conforme fluxo vigente para o desencadeamento de ações.

“Em momento algum a Secretaria Municipal da Saúde de Marília orquestrou ocultamento de informações, até porque o órgão não havia sido informado pelo laboratório sobre a suspeita de zika vírus”, diz a nota.

De acordo com a administração municipal, as atividades serão intensas.

FONTE: Marília Notícia

Comentários

Mais vistos