Notícias

Busca

MATRA

Programa Cidades Sustentáveis – Plataforma para novos Prefeitos em 2012

23 de agosto de 2011 - 11:01

Arrancar compromissos de sustentabilidade de candidatos e futuros prefeitos nas eleições de 2012: esse é o objetivo do Programa Cidades Sustentáveis, lançado ontem em São Paulo pela Rede Nossa São Paulo, a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e o Instituto Ethos. O programa está apoiado na Plataforma Cidades Sustentáveis, desenvolvida ao longo de 2010 como um banco de dados de práticas e políticas exemplares de sustentabilidade urbana.

"Queremos conseguir o máximo possível de adesões de candidatos", explica Oded Grajew, da secretaria executiva do Instituto São Paulo Sustentável.

A plataforma que subsidia o programa é composta por mais de 300 indicadoras de sustentabilidade urbana. A proposta é que os candidatos comecem se comprometendo a fazer um diagnóstico das áreas que envolvem os indicadores básicos.

"O compromisso é o seguinte: 90 dias após a posse, o eleito deve apresentar um diagnóstico contendo, no mínimo, os indicadores básicos. Para as cidades grandes e médias, são 100. Para as pequenas, 60", explica Grajew. "Além do diagnóstico, ele deverá apresentar um plano de metas. Anualmente, deve prestar contas e reiterar como pretende atingir as metas."
Com os indicadores, os gestores terão acesso a valores de referência de experiências bem-sucedidas em várias partes do mundo, para usar como balizas.

Grajew afirma que o PPS paulista já aderiu. Ele espera adesão maciça dos outros partidos.

Fonte: O Estado de São Paulo (via AMARRIBO) – 22/08/2011

Comentários

Mais vistos