PROJETO DE LEI PEDE EXTINÇÃO DO DAEM E CRIAÇÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ABASTECIMENTO
Um Projeto de Lei enviado à Câmara Municipal pode resultar na extinção do DAEM (Departamento de Água e Esgoto de Marília) e na criação da Secretaria Municipal de Abastecimento.
A informação foi dada pelo vice-prefeito Antônio Augusto Ambrózio, o Tato, em entrevista ao Jornal da Manhã.
De acordo com a reportagem o vice-prefeito afirmou que acha a mudança positiva para o Município: “os gastos serão menores passando a gestão para uma secretaria ao invés de manter a autarquia. O departamento deve ser um patrimônio público”, disse Tato.
Com o fim do DAEM, a Prefeitura deve ter encerrada dívida de aproximadamente R$ 70 milhões, referente às contas de água de prédios públicos em atraso, como escolas e unidades de saúde.
Ainda de acordo com a reportagem, o vice prefeito afirmou que “hoje temos a falta de funcionários no DAEM. Com a mudança poderemos estar aproveitando pessoal a Prefeitura para atuar na secretaria que será criada”.
Eliminar as demandas existentes é outro ponto citado por Tato. “Vai melhorar até mesmo a questão de atendimento à população, contenção de vazamentos e oferta de água”. Sobre a possível terceirização de serviços, o vice-prefeito disse que em alguns casos trata-se de medida necessária.
Ação da MATRA impediu concessão
Na administração de Vinícius Camarinha chegou a ser aberto processo de licitação para a concessão do DAEM à iniciativa privada, contudo, após ação da MATRA, a Justiça suspendeu o processo e o certame acabou sendo cancelado.
Este ano uma mudança na legislação municipal colocou fim a esta possibilidade.
(com informações do Jornal da Manhã)
*imagem meramente ilustrativa