Notícias

Busca

MATRA

Projeto Turminha do MPF nas eleições chega à escola do Gama (DF)

16 de agosto de 2010 - 00:00

Os alunos aprenderam nesta segunda-feira (16) que não se deve vender, trocar ou negociar o voto

 
 

A estudante Juliana de Oliveira, de 9 anos, aprendeu, nesta segunda-feira, 16 de agosto, que não se deve vender o voto, nem trocar e nem negociar. “Porque depois a gente pode sofrer as consequências”, disse. Ela está entre os 160 alunos da Escola Classe 10 do Gama, cidade satélite do Distrito Federal, que receberam a visita do projeto Turminha do Ministério Público Federal (MPF) nas eleições. A ação educativa pretende formar futuros eleitores mais críticos e chegar também aos seus familiares.
 
A conversa no pátio da escola começou abordando o papel do MPF na sociedade. As servidoras da Procuradoria Geral da República mostraram um mural com notícias sobre a atuação dos procuradores e logo falaram sobre a fiscalização das eleições. Foram apresentados os spots de rádio e os vídeos da campanha eleitoral pelo voto consciente, lançada pelo MPF em todo o país. Atentos, os alunos ouviram sobre o significado das peças.
 
Uma dinâmica retratou também situações propostas por políticos para obter votos em troca de um emprego melhor, de material de construção e até mesmo de um lugar para atendimento mais rápido em hospital público. O objetivo era mostrar que, quando o eleitor troca o voto por um favor pessoal, elege um candidato corrupto e prejudica milhões de brasileiros, inclusive sua família.
 
O estudante Felipe Martins, de 10 anos, declarou ter aprendido que não pode vender o voto e disse que vai conversar com os pais e a irmã, para aconselhar. Questionado sobre como vai escolher o candidato quando puder votar, respondeu: “Eu vou ver qual é o melhor pra minha família e pro meu país porque tem candidato corrupto que fala que vai fazer as coisas e não faz, aí prejudica todo mundo”.
 
O diretor da escola, Raimundo Gustavo Lourenço, fez uma boa avaliação do projeto. “Eu acho que vai melhorar a questão do senso crítico das crianças em relação a como analisar um político: as suas propostas, a sua maneira de se portar diante do público, diante da cidade”, explicou. Ele acrescentou que algumas turmas já estão trabalhando o tema eleições dentro do projeto oferecido pelo MPF. “O material é muito bom pra que a gente possa entrar nessas discussões”, garantiu.
 
Os professores ficaram com o material didático e um caderno de atividades para trabalhar o tema com os alunos, que serão incentivados a criar produtos como jornal, desenho, programa de rádio e TV, música ou peça teatral mostrando o que eles pensam sobre o assunto. Os produtos serão apresentados a toda a escola e depois no evento de encerramento do projeto na PGR, no dia 27 de setembro. Eles podem aprender mais também pelo site www.turminha.mpf.gov.br.
 
A próxima visita do projeto Turminha do MPF nas eleições será realizada no Centro de Ensino Fundamental 02 da Ceilândia, no dia 23 de agosto, às 8h30.

Fonte: MPF/SP

 

Comentários

Mais vistos