Notícias

Busca

MATRA

Pronto Socorro Referenciado

01 de setembro de 2009 - 16:26
 

 

Com atrazo de anos, mas não sem tempo, começamos hoje o processo de referenciar o atendimento de urgencia no PS do Hospital de Clínicas da FAMEMA.

 

Isso significa que daqui para a frente, só serão atendidos nesse serviço os pacientes que alí chegarem ou trazidos pelo SAMU, serviço de resgate médico ou após terem sido atendidos numa Unidade de saúde regular ou que desenvolva a estratégia de saúde da família, tendo sido verificado a gravidade de seu estado de saúde.

 

Será um enorme passo para concretizar um sistema local de saúde digno do nome, onde o cliente passe a ser atendido por níveis de complexidade e de forma racional, através da extratificação de seu risco de vida.

Na perspectiva do setor de urgência, muitas outras virtudes podem ser destacadas: será possível priorizar necessidades individuais e gravidade, otimizar a utilização dos recursos instalados, manter a segurança do ambiente e dos pacientes, ordenar o fluxo e proporcionar o melhor cuidado possível, dentro das limitações existentes.

Para o sistema primário e secundário, abre-se um janela de oportunidades para melhorar a assistencia hoje oferecida, dando a ela a resolutividade necessária, expandindo progressivamente a estratégia que vem se mostrando muito bem sucedida em todo o país, a saúde da família.

Precisaremos ter esse entendimento e alguma paciência inicial para superar as dificuldades que ocorrerão, até um ajuste fino do projeto.

Em não muito tempo, toda a população será beneficiada.

Dr. Carlos Rodrigues da Silva Filho – artigo publicado no jornal Bom Dia – 01/09/2009

Comentários

Mais vistos