Notícias

Busca

MATRA

Publicação de notas taquigráficas pode se tornar mais ágil no Senado e na Câmara

14 de fevereiro de 2012 - 09:40

Com o objetivo de tornar mais transparente o processo legislativo, representantes da Secretaria-Geral da Mesa do Senado e das taquigrafias do Senado e da Câmara dos Deputados se reuniram na manhã desta sexta-feira (10) para discutir mecanismos que facilitem o acesso do cidadão às notas taquigráficas das sessões conjuntas do Congresso e das reuniões de comissões mistas. Segundo a secretária-geral da Mesa do Senado, Claudia Lyra, o objetivo é tornar mais ágil o processo de publicação por meio eletrônico das notas taquigráficas.

Atualmente, explicou Claudia Lyra, o que é publicado pela taquigrafia da Câmara ou do Senado durante a realização de sessões do Congresso e de comissões mistas não é disponibilizado imediatamente na página da outra Casa. Segundo Claudi Lyra, com a publicação simultânea, o acesso do cidadão às informações legislativas será facilitado. “Esse encontro das duas taquigrafias é o primeiro no sentido de que as duas, quando trabalharem em sessões conjuntas ou reuniões de comissões mistas, possam estar inteiramente integradas e disponibilizar essas notas taquigráficas, essa informação que faz parte do processo legislativo eletrônico, para nosso público de forma mais ágil, mais fácil”, disse.

Cláudia Lyra também salientou que a medida vai ao encontro da Lei do Acesso à Informação Pública (12.527/11), que regulamenta a consulta de documentos públicos. “Na área legislativa está tudo disponibilizado. Agora, nosso desafio é facilitar o acesso a informações públicas”, disse a secretária, ressaltando que a Secretaria Especial de Informática do Senado (Prodasen) e o Centro de Informática da Câmara (Cenin) também participarão desse processo.

Taquigrafia

As secretarias de taquigrafia do Senado e da Câmara são responsáveis por disponibilizar à população, por meio da internet, os discursos dos senadores e deputados em, praticamente, tempo real. Eles passam por uma revisão e depois por uma supervisão gramatical antes de serem publicados nos sites do Senado e da Câmara.

Fonte: Agência Câmara – 10/02/2012

Comentários

Mais vistos