Notícias

Busca

MATRA

Ranking Ambiental: Marília fica em 273° e não leva selo de Município Verde Azul

19 de dezembro de 2012 - 13:47
O secretário estadual do Meio Ambiente Bruno Covas e o governador Geraldo Alckmin divulgaram ontem, às 15h, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, o ranking ambiental dos municípios paulistas de 2012.   
Os 645 municípios de São Paulo são avaliados pelas ações promovidas na agenda ambiental. Marília ficou em 273° lugar ficando fora da relação das 134 cidades que vão receber a certificação do Município Verde Azul.
Marília ficou com 45,55 pontos, não atingindo a pontuação mínima para ter a certificação do Município Verde Azul. Em primeiro lugar ficou Botucatu que atingiu a nota de 97,26. Cidades como Lins, Jau, Tupã, Garça, Bauru e Presidente Prudente ficaram a frente da Capital Nacional do Alimento. Foram classificados 371 municípios em todo o Estado.
Para o presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Cades) de Marília, Vandir Pedroso de Almeida, é preciso fazer um grande trabalho para elevar o nível da cidade. “Esperamos que o novo prefeito possa ajudar a cidade a conseguir bons índices no próximo ano. Se implantada todas as diretrizes, Marília e a população só têm a ganhar, principalmente em qualidade de vida”, disse Vandir. Segundo o presidente, a preocupação com o meio ambiente deve ser uma preocupação de todas as secretarias do município.
Para concorrer os municípios paulistas tem que desenvolver atividades e projetos importantes na área ambiental. Os municípios recebem uma nota ambiental, que avalia o seu desempenho em dez diretivas que regem o Programa Município Verde Azul. Foram avaliadas ações nas áreas: esgoto tratado, lixo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.
A Secretária do Meio Ambiente do Estado vai manter também a premiação da edição anterior: o Prêmio Franco Montoro, para os 19 municípios melhores colocados em suas bacias hidrográficas. Os interlocutores dos municípios que obtiverem nota acima de 80 também serão homenageados. O certificado de Município Verde Azul garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos junto ao Governo do Estado, por meio do Fecop (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição).  
Resultado ruim
No ranking divulgado em abril deste ano, Marília apareceu entre as 20 piores das 645 cidades participantes da certificação do Município Verde Azul. Na época o motivo do resultado negativo no ranking anterior, apresentado pela Prefeitura teria sido a não informação ao Estado sobre as atividades realizadas no município no último ano, segundo o Cades (Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Comentários

Mais vistos