Receita começa a receber declaração de 9,4 mil empresas da cidade
Exatas 9.404 empresas de Marília devem fazer a declaração de renda este ano relativa ao movimento financeiro de 2009. O envio começou na semana passada e prazo vai até 30 de junho. Estão livres da declaração pessoas jurídicas que optaram pela tributação simplificada, que entregaram a declaração até o dia 15 de abril, e firmas inativas, cujo prazo venceu em 31 de março. Segundo a Receita Federal, no ano passado nenhuma empresa deixou de entregar a declaração.
De acordo com o delegado Ivan Malheiros, no último ano não houve alterações no número de pessoas jurídicas em operação. “Houve um crescimento apenas no número de empresas inativas, mas estas já entregaram a declaração”, afirma. Em caso de declarações entregues após o fim do prazo, o contribuinte está sujeito a pagar multa de 2% sobre o valor do seu imposto de renda, sendo que a multa mínima é de R$ 500.
O contador Carlos Paiva, 49, pretende entregar as declarações das empresas para as quais presta serviço até o dia 20 de junho, para não correr riscos. “Quando começa a chegar perto do prazo a tendência é congestionar, aí o sistema trava”, diz. Segundo ele, a declaração de renda pessoa jurídica só pode ser feita por um contador responsável e é mais complicada. São diversas fichas para preencher e a digitação dos dados torna-se mais trabalhosa.
Fonte: Diário de Marília