Notícias

Busca

MATRA

Reflexões sobre a corrupção

08 de setembro de 2010 - 00:00

Assistindo reportagem sobre as prisões na cidade de Dourados, por corrupção, algumas reflexões vêm em mente, principalmente em ano de eleição.

Sempre que este tipo de caso é noticiado, políticos têm o seu rosto exposto, a sua vida devassada. Até aí esta mais que certo, mas e os empresários e representantes de construtoras, por que muitas vezes não tem o seu rosto exposto e nem o seu nome divulgado na mídia? Pois neste ultimo escândalo, as tais construtoras só agiram lá, nunca participaram de licitações cá ou acolá.

Licitação, é um tema que para a maioria dos políticos é um tabu, vão responder quando questionados que a lei é perfeita. O brasileiro até hoje não conseguiu derrotar a maldita corrupção nas famosas licitações públicas, onde alguns mandatários de plantão compram até camisetas para carnaval com dispensa de licitação, usando artifícios da lei.

Medidas como a divulgação de licitações do município fossem única e exclusivamente divulgadas pela internet, traria muito mais transparência ao certame e faria com que os governantes perdessem o nefasto poder sobre a imprensa, pois muitos só mandam os tais “avisos de licitação” aos jornais que são favoráveis ao governo.

Com exceção do pregão eletrônico, as demais modalidades deveriam ser extintas, pois esta forma de certame amplia a disputa e reduziria o custo. Acaba com os famosos envelopes marcados dos amigos, e ninguém mais seria coagido, pois tudo é eletrônico e sigiloso.

Por fim uma medida singela, mas de grande relevância seria a obrigatoriedade que a pessoa que solicita a compra não pode ser a mesma que realiza o certame, ou que fiscaliza a licitação, nem ainda a que recebe a mercadoria, e muito menos a que distribui, assim evitaríamos que mais uma vez os “amigos” sejam de alguma forma beneficiados.

Atitudes simples que tomadas mostrariam realmente que vivemos em um Estado Democrático de Direito, em que as pessoas de bem e honestas têm os direitos respeitados e aos ladrões só restaria procurar outro lugar para viver ou a cadeia

Uma última e muito antiga reflexão de um idealista: "Para o mal prosperar basta aos bons permanecerem de braços cruzados.” Temos uma chance ímpar em outubro de expressar a nossa repulsa aos desonestos, em detrimento de uma população cada vez mais espoliada.

(Júlio César Proni Heck é funcionário público municipal, pregoeiro e atualmente lotado na UBDS Sumarezinho)

 

Fonte – Gazeta de Ribeirão – Ribeirão Preto

Comentários

Mais vistos