Notícias

Busca

MATRA

Reforma do Teatro Municipal não tem data certa para ser concluída

06 de maio de 2010 - 00:00

Foi anunciado em coletiva de imprensa, pela secretária municipal de cultura e turismo, junto com o secretário de obras e o procurador do município, que a reforma do Teatro Municipal Waldir Silveira Melo, não tem data certa para que seja concluída. Segundo Iara Regina Pauli, secretária municipal de cultura, o teatro parou de ser utilizado em abril do ano passado por apresentar problemas na estrutura do telhado, assim, foi aberto um processo licitatório e as obras foram iniciadas efetivamente em cinco de outubro, pela empresa Tortela & Tortela Construtora Ltda. ME, de Promissão, com prazo de 60 dias para entregar a reforma.

“A empresa Tortela tinha o prazo para concluir a obra, mas devido as chuvas foi prorrogado por mais 90 dias, que expirou dia 30 de maio. A obra envolvia reforço na estrutura, forro e alteração na iluminação, mas a obra não foi concluída e reincidimos o contrato”, disse Iara. O secretário de obras, explica a empresa iria receber R$ 195 mil para realizar toda a reforma, mas não cumpriu o contrato irá receber apenas pelo trabalho realizado no telhado. “Infelizmente tivemos a insatisfação de ver que a empresa não concluiu nenhuma das obras que ganhou a licitação. É por isso que queremos pedir a compreensão da população, para que agora possamos solucionar esse problema”, disse Ninho.

Segundo o procurador do município, Luiz Carlos Pfeifer, a prefeitura encaminhou uma notificação para a empresa para que cumprisse o prazo, assim, foi possível reincidir o contrato, pois ficou configurado o abandono da obra. “Agora por causa dos prejuízos que foram causados a prefeitura vai entrar com uma ação indenizatória contra a Tortela. Outra providencia que a prefeitura vai tomar por determinação do prefeito Mário Bulgareli é instaurar um procedimento administrativo contra a empresa por causa da infração contratual, onde a pena final será a empresa ficar dois anos sem poder participar de processos de licitação”, disse Pfeifer.

Iara Pauli afirma ainda que o abandono não ocorreu por negligencia ou falta de fiscalização.“Nós não deixamos de acompanhar a obra, mas tivemos que respeitar os prazos que são estabelecidos.” A obra no Teatro Municipal será reiniciada, mas para isso será aberto um novo processo licitatório, que deve levar pelo menos 90 dias.

“Detectamos o problema e queremos solucionar, não sabemos quanto tempo vai demorar para que o novo processo seja concluído, mas vamos aproveitar para realizar outras melhorias que são necessárias, como a rampa de acessibilidade nos banheiros, reforma do palco, melhorias na técnica, piso da entrada e o projeto de incêndio”, disse Iara.

A secretária anunciou que ainda este mês, antes da Virada Cultural, o auditório Otávio Ligneri, localizado em cima da Biblioteca Pública, será reinaugurado. “A reforma do auditório custou R$150 mil, ontem foi o último dia de obra. Será uma possível opção para se realizar conservatórios, monólogos, palestras, pois o local acomoda pelo menos 130 pessoas”, explica Iara.

Fonte: Correio Mariliense

Comentários

Mais vistos