Notícias

Busca

MATRA

Retotalização de votos pode cancelar eleições em Marília

22 de novembro de 2012 - 09:22

Medida foi tomada depois de cassação do registro de Vinícius Camarinha.

Recontagem dos votos acontece na tarde desta quinta-feira (22).

Na tarde desta quinta-feira (22), às 17h, será realizada no Fórum Eleitoral de Marília (SP) a retotalização dos votos das últimas eleições da cidade. A medida foi tomada depois que a Justiça Eleitoral cassou o registro de candidatura de Vinícius Camarinha, do PSB, o mais votado nas urnas.

A decisão judicial anula os 61.767 votos obtidos por ele. Se o sistema do Tribunal Superior Eleitoral considerar nulos mais de 50,1% dos votos, uma nova eleição deve ser realizada. Caso o índice seja menor, o segundo candidato mais votado assume, ou seja, Ticiano Tóffoli, do PT.

Sobre o caso

O prefeito eleito de Marília teve o registro de candidatura cassado pelo juiz eleitoral Silas Silva Santos. A ação contra Vinícius Camarinha foi movida por dois adversários dele nas eleições deste ano. Eles alegam abuso do poder econômico e uso indevido das mídias sociais, jornais e rádios.

Segundo o advogado Éneas Hamilton Silva Neto, da coligação partidária de Daniel Alonso, também candidato a prefeito e um dos representantes da ação, Vinícius Camarinha usou a imprensa para se promover e denegrir a imagem dos outros candidatos e isso interferiu no resultado das urnas.

Vinícius Camarinha confirmou que sabe da existência de uma representação de adversários contra a campanha dele, no entanto, ainda não foi notificado oficialmente da decisão do juiz eleitoral. Mesmo assim, disse que irá recorrer da decisão. “Se tiver uma decisão não favorável à escolha da população, que me elegeu nas urnas, eu vou trabalhar e recorrer até às últimas instâncias. Mas, até o momento não tenho nenhuma informação oficial”, afirma.

A decisão do juiz teria saído na sexta-feira (16) à tarde, minutos antes do fim do expediente. A reportagem da TV Tem teve acesso à decisão nesta segunda-feira (19), disponível no Cartório Eleitoral. Nela, o juiz cassa o registro de candidatura de Camarinha e do vice-prefeito pelos motivos apontados na ação movida pelas coligações de Daniel Alonso e Ticiano Tóffoli, o que deixa dos dois inelegíveis por oito anos.

A decisão também inclui a empresária Sandra Mara Norbiato, dona de um jornal impresso de Marília, que também ficaria inelegível para cargos públicos nos próximos oito anos. Como ela não foi candidata nas últimas eleições a decisão vale para próximos pleitos. Por telefone, a empresária disse que irá recorrer da decisão e afirmou estar surpresa. "O nosso jornal é democrático e não apoiou nenhum candidato durante as eleições, dando igual espaço para todos", ressaltou. Caso a decisão seja mantida pelo Tribunal Regional Eleitoral, novas eleições devem acontecer, uma vez que Vinícius Camarinha obteve a maioria dos votos.

Para ver vídeo completo da matéria: Clique Aqui

Fonte: G1

Comentários

Mais vistos