Notícias

Busca

MATRA

Série Eleições 2012 mostra qual o papel de um prefeito

15 de agosto de 2012 - 11:26

 

Reportagens vão mostrar a importância do voto e funções dos políticos.
Em outubro, 140 milhões de eleitores vão às urnas em todo país.

 

A TV Tem começou a exibir nesta segunda-feira (13) uma série especial sobre as Eleições 2012. As reportagens vão mostrar as atribuições de um prefeito, dos vereadores e falar sobre a importância do voto, além de mostrar como o eleitor pode participar ativamente da vida da cidade.

Em outubro deste ano, 140 milhões de eleitores vão às urnas em todo país para eleger 5.578 prefeitos. De acordo com o cientista político, José Álvaro Moisés, administrar uma cidade é o principal papel do chefe do executivo. Mas para fazer isso é preciso colocar no papel todas as despesas; diz ele.

Outro passo muito importante é identificar onde estão os problemas, que podem estar relacionados à saúde, educação, economia, cultura, entre outros, para investir o dinheiro que o município arrecada com os impostos.

Por exemplo, investir na educação básica é dever do prefeito. Oferecer creches pras crianças, investir na alfabetização e nos primeiros anos de escola. Os cuidados com a saúde dos moradores também devem ser prioridade.

Ainda segundo José, quem administra o município tem que deixar estradas vicinais em condições de uso, se preocupar com a mobilidade urbana, com o transporte público e até com o fornecimento de água tratada e a coleta de lixo.

Além de tudo isso, deve promover o lazer com a construção de praças e parques. O prefeito pode e deve também contribuir para reduzir os índices de criminalidade. Uma das medidas é deixar as ruas mais iluminadas.

Todos os cidadãos têm o direito e o dever de fiscalizar esse trabalho. Nas últimas eleições, em 2008, 5.563 prefeitos foram eleitos em todo país e 210 foram cassados. O levantamento é da Confederação Nacional dos Municípios. Os dados mostram que 77 prefeitos foram cassados por improbidade administrativa, ou seja, violaram a lei usando dinheiro público em beneficio próprio, abusaram do poder e da confiança do eleitor.

Em 48 casos foram realizadas cassações por problemas com a legislação eleitoral, principalmente com a compra de votos. Já 37 prefeitos perderam o mandato por infrações político administrativas. Outros 10 perderam o mandato por crime de responsabilidade. Seis por crime comum e 30 não foram informados pela Confederação.

Para evitar que esses políticos voltem ao poder, já está valendo a lei da ficha limpa. A ficha limpa proíbe a candidatura de quem tenha sido condenado por abuso do poder político e econômico e por crimes como tráfico de drogas, racismo, e sequestro, entre outros.

Em vigor nas eleições deste ano, uma série de áreas da administração pública brasileira começou a adotar a exigência de que funcionário público na justiça, no legislativo e nos hospitais tem que ter a ficha limpa para manter o cargo e serem admitidos.

Mas dias antes do fim do prazo para o registro das candidaturas, o TSE – Tribunal Superior Eleitoral – decidiu aceitar a inscrição de quem não teve as contas de campanha aprovadas em eleições passadas. Cabe a cada um dos eleitores a decisão de quem terá a autorização para governar a nossa cidade.

Clique aqui para ver o vídeo da matéria 

Fonte: G1

 

 

Comentários

Mais vistos