Notícias

Busca

MATRA

Sabe como organizar sua cidade?

07 de outubro de 2011 - 14:42

Sabe como organizar sua cidade?
NÃO VOTANDO EM CORRUPTO!

* Márcia de Oliveira

Quando a gente acha que já ouvi todas asneiras possíveis em termos de politicalha, lá vem uma surpresa maior: a propaganda do PSB (Partido Socialista Brasileiro). Além de comportar em seu quadro pessoas claramente de direita, muito longe da chamada esquerda que tenta praticar o socialismo, o partido parece ter esquecido que muitos de seus integrantes já “cuidaram” de algumas cidades brasileiras.

Na semana passada, fui surpreendida com as faces de duas figuras históricas da política de Marília, perguntando na tevê para os telespectadores mais ou menos isso: “Meus amigos, que cidade nós queremos? A cidade do medo, do estresse, do trânsito travado, da bala perdida, dos rios e do ar poluídos? Não! ESTÁ NA HORA DE ORGANIZARMOS A NOSSA CIDADE!”. Fiquei em choque, afinal aquela pessoa que me fazia estes questionamentos, já está em sua segunda legislatura como deputado estadual, além de ser filho de uma outra pessoa que já foi prefeito três em Marília, duas vezes deputado federal e está em seu segundo mandato como deputado federal. Pensei: porque ele não pergunta para o pai o que foi feito durante seus mandatos para que evitássemos os problemas que ele citou? E foi quando de repente, quem é que surge na tela da teve? O próprio pai do filho, reproduzindo as mesmas perguntas e ainda acrescentando outros problemas, numa frase mais ou menos assim: “Meus amigos, que cidade nós queremos? A cidade do medo, do crime da insegurança, dos buracos, sem saúde, sem educação? Não! CHEGOU O MOMENTO DE MELHORARMOS NOSSAS CIDADES!”. Nossa, sempre pensei que prefeitos e deputados fossem eleitos para organizar nossas cidades, mas diante dessas colocações não sei mais de nada.

A afirmação feita pelos dois de que CHEGOU O MOMENTO DE ORGANIZARMOS NOSSAS CIDADES só veio me confirmar o que desconfio há anos: a sociedade brasileira, especialmente a que pensa fazer política, é mesmo um bando de loucos fora da torcida do Corinthians. Como pode um ex-ex-ex-prefeito, ex-ex-deputado estadual e ex e atual deputado federal, e ainda um ex- e atual deputado estadual, te fazerem estas perguntas na cara dura através da televisão? Será que o ex-prefeito não se lembra do que fez nas suas inesquecíveis passagens pela prefeitura? Será que ele perdeu muitas oportunidades de organizar definitivamente Marília? E vamos lembrar aqui que este homem público comporta a maior ficha suja do Congresso Nacional, repleta de suspeitas de crimes exercidos durante suas administrações políticas.

Os moradores de Marília, durante os últimos anos assistiram atônitos dezenas de obras consumirem dinheiro sem nunca terem sido concluídas como o Parque do Povo, a rede de Tratamento de Esgoto; viram o surgimento de bairros sem infra-estrutura com os moradores perecendo por falta de água; acompanharam o lançamento de obras prometendo milagres como o “último verão sem água” revelarem-se completamente pífias dentro de pouco tempo; alguns ficaram sabendo das mortes criminosas de nascentes em loteamentos voltados à classe A; acompanharam a contaminação de rios por causa da falta de tratamento adequado ao lixo urbano; assistiram a contratação de empreiteiras que tapavam buracos para nascerem outros etc etc. Ah, também houve o desaparelhamento das áreas de lazer da cidade, juntos aos chamados poliesportivos, temperado com reformas e desvios de verbas.

Recordo-me também dos contratos “perpétuos” e polpudos as com empresas de transportes urbanos sem condições de prestar serviços dignos à população. E tem outras coisas das quais eu me esforço para esquecer, porque ficar recordando estas mazelas administrativas, com a complacência das Câmaras de vereadores e parte da mídia, faz um mal danado para quem roga por Justiça social.

Esta propaganda do PSB me fez ainda refletir no quanto os partidos não se importam com o que falam e muito menos com quem comportam em seus quadros. Se o presidente do PSB, governador de Pernambuco, Eduardo Campos conhecesse realmente quem são os seus “aliados socialistas (?)”, no mínimo não teria aprovado o teor da propaganda, que a mim só sedimentou uma mensagem: “Meus amigos, chegou à hora de organizarmos nossas cidades! E sabem como? NÃO VOTANDO EM POLÍTICO CORRUPTO OU SUSPEITO DE CORRUPÇÃO!”.

* jornalista

Comentários

Mais vistos