Notícias

Busca

MATRA

SAÚDE PÚBLICA: PA Sul vai ter análises clínicas e raios-X

04 de fevereiro de 2015 - 10:09

O PA Sul (Pronto Atendimento da zona sul) vai ter análises clínicas e raios-X. Desde que foi inaugurada a nova sede, em 2012, a disponibilidade dos exames dentro da unidade já era esperada pelos pacientes. Pela falta dos procedimentos, comumente os usuários têm que aguardar o transporte para outros serviços para completar o atendimento. Os pacientes que precisam de exame de sangue, fezes ou urina, podem passar pela coleta e entrega do material no PA Sul, mas a análise clínica é feita no Hospital Universitário, por laboratório conveniado.

Ainda neste mês, o laboratório vai montar uma sala de trabalho no PA e o resultado que pode demorar o dia todo para sair (em função do transporte), passará a levar cerca de meia hora. Esse é um fator considerado muito positivo para a população e o próprio serviço de saúde, com economia de tempo e otimização do trabalho. “Essa mudança vai acelerar o atendimento e reduzir o número de pacientes em espera na unidade. Também vai evitar os retornos horas depois ao PA para obter o resultado do exame, pegando outra equipe de plantão e tendo que passar por uma nova consulta”, explicou a enfermeira gerente do PA Sul, Maria Ângela Rodrigues de Almeida.

No caso dos exames de raio-X a situação é ainda pior porque os próprios pacientes têm que ser deslocados até outro serviço para passar pelo exame. Em geral, eles são encaminhados ao PA Norte. Raios-X Com o vencimento do contrato com a empresa de Mongaguá, que oferece o serviço de raios-X dentro do PA Norte, a Prefeitura reabre o processo licitatório e vai incluir o PA Sul, que nunca disponibilizou o serviço. “Nossa expectativa é que em três meses esses exames possam ser feitos dentro do Pronto Atendimento da zona sul”, mencionou o gestor municipal da Saúde, Luiz Takano. O secretário informou que um aditivo de aproximadamente três meses ainda será feito com a empresa de Mongaguá enquanto não sai a nova licitação.

Fonte: Jornal da Manhã

Comentários

Mais vistos