Notícias

Busca

MATRA

SETE DE SETEMBRO

06 de setembro de 2010 - 09:54
 

 

 

É a data máxima da civilidade, a representação do marco memorável da emancipação política do Brasil como nação soberana.

 

 

Embora muitos vêem a data com ceticismo ou alvo de piadinhas de mau gosto, na verdade essa data representa momentos de reflexão para se fazer desabrochar nos   corações,o sentimento de pátria.

 

 

Proclamada que foi por um português de nascimento, mas brasileiro de coração,  esse artífice da nossa independência, cognominado Don Pedro I, confrontou-se  com  a coroa portuguesa. ao descumprir ordens para retornar ao palácio de Queluz, e a 7 de setembro de 1.822, às margens do Riacho Ipiranga, declarou estar o Brasil livre do domínio português.

Fruto de muita luta e persistência no ideal  de Brasil como nação livre e soberana, essa data histórica veio  concretizar-se, mercê da garra de heróis brasileiros, que em muitos casos deram suas vidas nas batalhas travadas  nos diversos rincões do país, como na Bahia, em Pernambuco e Minas Gerais, culminando com a inconfidência mineira em fins do século XVII, aflorando ainda mais no povo brasileiro o sentimento de liberdade.

Cumpre-nos portanto reverenciar condignamente essa  data, vislumbrando  outras independências afins para o Brasil, tais como a econômica e a da bandeira da moralidade dos nossos governantes, através do voto.

Celso Cezario Motta
advogado

Comentários

Mais vistos