Notícias

Busca

MATRA

Setor industrial fecha semestre com acréscimo de 1.100 postos de trabalho

14 de julho de 2010 - 00:00

Segundo balanço divulgado ontem pela diretoria do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), o nível de emprego industrial nos 29 municípios que compõem a regional apresentou variação positiva no mês passado de 0,58%, o que significou um acréscimo de aproximadamente 200 postos de trabalho. No acumulado do ano essa variação chega a 2,99%, o que representa um acréscimo de aproximadamente 1.100 novas vagas de emprego no setor. Nos últimos 12 meses, o acréscimo é de 4,37%, o que equivale a aproximadamente 1.550 trabalhadores na região.

O índice do nível de emprego industrial da diretoria regional foi influenciado pelas variações positivas dos setores de Artefatos de Couro, Calçados e Artigos para Viagem (4,09%), Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos (1,61%), Máquinas e Equipamentos (1,35%) e Produtos de Metal, exceto Máquinas e Equipamentos (0,21%), que são os setores que mais influenciam no cálculo do índice total. O resultado só não foi melhor devido à variação negativa do setor de Produtos Alimentícios (-0,40%), que também influencia o cálculo do índice.

De acordo com o diretor do Ciesp em Marília, Flávio Peres, nos primeiros meses desse ano o setor de bens de consumo cresceu significativamente. “Nesse primeiro semestre de 2010, esse foi o setor da indústria que mais cresceu. O poder de compra aumentou no município. As empresas de construção civil também são responsáveis por esse fechamento semestral positivo”, comenta o diretor.

Peres acredita que o resultado de junho já demonstra que as indústrias começam a investir, mesmo que moderadamente, em maquinários. “Nesse segundo semestre as indústrias vão atualizar seus maquinários. Não vão construir, mas investir na modernização de seus equipamentos, mesmo que moderadamente”, ressalta.

O diretor explica que no segundo semestre os empresários devem estar mais cautelosos, já que em outubro tem eleição presidencial. “Os empresários vão esperar a definição eleitoral para investir em novas fábricas, em construções. É natural que todos fiquem mais precavidos nesse período”, conclui.

Números estaduais

O nível de emprego na indústria paulista se beneficiou da retomada da atividade após a crise financeira de 2009 e cresceu 6,61% no primeiro semestre de 2010, na comparação com o fim do ano passado. A expansão é a maior da série histórica, iniciada em julho de 2005. O número representa a geração de 154.500 vagas.

Nos dados que consideram apenas o mês de junho, o setor registrou saldo positivo de 15.500 postos, com alta de 0,52% na comparação com maio, com ajuste sazonal. Os números foram divulgados nesta terça-feira pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). No mês anterior, a indústria havia registrado a criação de 16.500 vagas, quantidade 0,32% superior à registrada em abril.
 

Fonte: Jornal Correio Mariliense

Comentários

Mais vistos