Notícias

Busca

MATRA

Seu bolso: Impostômetro atingiu a marca de meio trilhão de reais 8 dias mais cedo este ano!

09 de março de 2022 - 08:44

Enquanto a maioria dos brasileiros sofrem com a alta da inflação e, consequentemente dos preços nos supermercados, principalmente, o governo não tem do que reclamar. Mais uma vez a arrecadação de impostos superou o ritmo de antes da pandemia.

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) divulgou que o “Impostômetro” registrou a marca de meio trilhão de reais no domingo (27), oito dias mais cedo que em 2021. Este é o montante pago pelo contribuinte brasileiro aos governos federal, estaduais e municipais desde o primeiro dia do ano. 

Marcel Solimeo, economista da ACSP, avalia que o crescimento da arrecadação tem sido influenciado principalmente pela alta da inflação, que impacta diretamente nos preços dos produtos. A retomada da atividade em alguns setores atingidos pela pandemia também pode ser somada com a alta na arrecadação. 

“É um aumento que não reflete a economia como um todo pelo fato de a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) este ano ser modesta. É importante que a alta na arrecadação não se transforme em mais despesas”, alerta Solimeo. 

O painel físico do Impostômetro está localizado na Rua Boa Vista, 51, Centro Histórico de São Paulo – anexo ao edifício sede da Associação Comercial de São Paulo. No site www.impostometro.com.br também é possível acompanhar em tempo real a arrecadação de impostos no país.

*Fonte: ACSP.

**Imagem meramente ilustrativa.

Comentários

Mais vistos