Notícias

Busca

MATRA

Sim, nós podemos

16 de fevereiro de 2010 - 10:38
A movimentação cívica para se evitar a aprovação do absurdo e desnecessário aumento do valor do IPTU, mais a taxa de lixo para 2011, foi exemplar.
           Sob a liderança da MATRA, a Marília Transparente, a participação de mais de quarenta entidades civis, que encheram o plenário da câmara e o apoio de seis vereadores, que se comprometeram antecipadamente em não aprovar mais esse absurdo, o movimento exerceu pressão lícita sobre os outros seis, que percebendo não ser possível sustentar os projetos, pediram ao prefeito a retirada dos mesmos, dado as conseqüências nefastas às suas carreiras políticas.
            Como havia sido demonstrado, nos anos de 2007 e 2008, a prefeitura já havia reajustado esse valor em mais de 60%, e da pior forma, através do aumento da alíquota, que atinge indistintamente o grande proprietário e os mais pobres.
            A mobilização ocorreu de forma efetiva, numa comunicação adequada com a população e se utilizando de todas as mídias, o que se mostrou acertado.
            Os efeitos marginais e positivos de todo esse movimento são o aprendizado para a organização e mobilização da população, as articulações necessárias para se atingir a meta, e o surgimento de novas lideranças, com benefícios difusos a toda a população de Marília.
            A grande ausente nesse conjunto de forças foi a ACIM (Associação Comercial e Industrial de Marília), passando a errônea impressão que, em Marília, os comerciantes estão alheios à necessidade de boas práticas na administração pública, o que não deve ser verdade. Pode ser apenas um descompasso de interesses entre a classe e sua atual diretoria. Que nas próximas movimentações ela se faça presente e preencha esse hiato.
            Com essa boa notícia terminamos o ano.
Sim, nós podemos mais.
Desejo aos eventuais leitores da coluna, e a toda população de Marília, um 2011 de paz.

* Carlos Rodrigues da Silva Filho – membro da Matra

Comentários

Mais vistos