Site Ficha Limpa tem mais de cem mil acessos e pouca adesão de candidatos
Desde que entrou no ar, no último dia 29 de julho, o site Ficha Limpa já recebeu a visita de cem mil internautas, dez mil cadastrados para receber informações do site, mas poucas adesões dos candidatos.
Apenas um candidato à presidência se cadastrou– Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) fez o registro. Além dele, cadastraram-se dois candidatos a governos estaduais, seis ao Senado e vinte e sete candidatos à Câmara dos Deputados. Um total de 38 inscritos até esta quinta (19/8).
Os candidatos a governador registrados são Fernando Gabeira (do PV / RJ) e Soraya Tupinambá (PSOL / CE).
Os candidatos a senador são: Cadu Valadares (PV / DF), Marcelo Cerqueira ( PPS /RJ) , Raul Jungmann (PPS / PE), Paulo Afonso (PSOL / SC), Ricardo Young Silva (PV / SP) e Rodrigo Rollemberg (PSB / DF).
Os concorrentes à Câmara Federal inscritos no site Ficha Limpa são: Chico Alencar (PSOL-RJ), Paulo Serejo (PMDB-DF), Israel Lacerda (PTB-SP), Altair (PV-SP), Napoleão Bernardes (PSDB-SC), Ari Barcellos (PSC-SP), Eduardo Sciarra (DEM- PR), Eliseu Padilha (PMDB-RS),Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), Carlos Sica (PHS-PR), Marcelo Calero (PSDB-RJ), José Luiz (PSDB-SP), Leonel Camasão (PSOL-SC), Junji Abe (DEM-SP), Mateus Novaes (PSOL-SP), Natan Soihet (PV-SP), Vicente Paulo da Silva (PT-SP), Raul Sanchez (PSDB-SP), Prof Cardy (PTC-SP), Carlos Sampaio (PSDB-SP), Tsylla Balbino (PV- BA), Alessandro Molon (PT-RJ), Maurício Costa (PPS-SC), Marco Antônio dos Santos (PV-RS), Adelmir Santana (DEM-DF), Reguffe (PDT-DF), Renato Roseno (PSOL-CE), Ivan Valente (PSOL-SP).
Há 75 pedidos ainda não aceitos, por problemas na documentação exigida pelo site. Também houve 6 denúncias referentes à falta de atualização das contas. A administração do site entrou em contato com estes candidatos que prontamente atualizaram a prestação de contas. Não houve nenhum caso de descadastramento, o que vai ocorrer se for comprovada a denúncia feita por qualquer pessoa de que o candidato não cumpre um dos requisitos a que se comprometeu para estar no cadastro.
Para estimular que mais candidatos à presidência se registrem no site, o Instituto Ethos e as organizações que integram o movimento Ficha Limpa vão encaminhar uma carta aos partidos e aos presidenciáveis, solicitando a adesão.
O site Ficha Limpa foi lançado pela Abracci (Articulação Brasileira com a Corrupção e a Impunidade), da qual o Instituto Ethos faz parte, com o apoio do MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral). Trata-se de um instrumento suprapartidário da sociedade civil que busca estimular o exercício da cidadania e do controle social. O site apresenta um cadastro voluntário e positivo dos candidatos à Presidência, Senado, Câmara Federal e Governos estaduais que atendem os requisitos da Lei Ficha Limpa e se comprometem com a transparência de sua campanha eleitoral. Para tanto, os cadastrados precisam se comprometer em atualizar semanalmente a prestação de contas da campanha, com informações sobre doadores, valores recebidos e gastos realizados.
“ A maioria dos nossos políticos trabalha prioritariamente para retribuir os investidores das campanhas”, comenta Oded Grajew, presidente do Instituto Ethos. “E esta ‘retribuição’ traz como resultado uma das maiores desigualdades sociais do mundo”, continua ele, argumentando: “Os recursos públicos são direcionados para atender interesses privados destes financiadores, já que pobres, crianças e usuários de serviços públicos não financiam campanhas eleitorais”.
Com a obrigação de atualizar semanalmente as contas e informar os nomes dos doadores, o site Ficha Limpa torna uma obrigação voluntária o candidato submeter-se ao controle social dos internautas. Ao fazer isso, ele também põe sob escrutínio os doadores de sua campanha.
“Trata-se de uma ótima oportunidade para as empresas, as grandes financiadoras de campanhas eleitorais, exercer a sua responsabilidade social”, comenta Oded. “Afinal, apoiar candidatos comprometidos com a transparência e o interesse público é também comprometer-se com o desenvolvimento justo e sustentável de nosso país”, arremata ele.
Pra quem quiser acompanhar os candidatos cadastrados, basta acessar www.fichalimpa.org.br