Notícias

Busca

MATRA

Sociedade civil em ação na Parceria para o Governo Aberto

18 de abril de 2012 - 11:11

As discussões da 1ª Cúpula Anual do Governo Aberto terão continuidade na manhã desta quarta-feira, 18 de abril. O Brasil participará das sessões temáticas “acesso à informação: perspectivas de governo”, com a representante da Controladoria Geral da União, Vânia Vieira; e “gestão das finanças públicas e transparência fiscal”, com Iara Pietrovsky, membro do colegiado de gestão do Inesc e representante do Comitê de Coordenação da OGP.

Na parte da tarde, será a vez de várias organizações da sociedade civil brasileira se reunirem em evento paralelo, que tem o objetivo de discutir propostas para o monitoramento do Plano de Ação Brasileiro apresentado para a OGP. Essa articulação, composta por mais de 30 instituições, pretende estabelecer uma agenda de participação e monitoramento do Plano junto ao governo brasileiro.

As organizações pretendem encaminhar questões como: a avaliação dos últimos seis meses do Plano atual; a criação de um espaço no qual a sociedade possa monitorar este Plano; o estabelecimento de um mecanismo constante de avaliação futura; a participação da sociedade para a elaboração do Plano futuro; e a incorporação, no Plano Nacional, do debate da Consocial.

Reunião preparatória da sociedade civil

Na tarde desta segunda-feira, 16/04, mais de trinta representantes de organizações da sociedade civil brasileira e alguns representantes mexicanos estiveram reunidos para debater sobre a participação da sociedade civil na OGP. A reunião serviu como processo preparatório para o grupo. Na ocasião foram discutidos temas como governança global, prevenção e combate à corrupção, Lei de acesso à informação, o Plano Ação brasileiro apresentado na OGP, entre outros.

Para embasar as discussões sobre o Plano do Brasil, Alexandre Ciconello, assessor político do Inesc, apresentou uma análise sobre o Plano de Ação do Brasil. Confira aqui

Fonte: Inesc – 17/04/2012

Comentários

Mais vistos