Notícias

Busca

MATRA

STF vai receber processos apenas por meio eletrônico

01 de fevereiro de 2010 - 00:00

A partir desta segunda (01/02) o Supremo Tribunal Federal (STF) só vai aceitar processos pela Internet. Acompanhe matéria do site G-1:

Pare para pensar. Em pouco tempo você encontra a resposta de como a internet mudou a sua vida. "Boletos, transferências, celular… Até compra de supermercado eu faço pela internet". "Fazer pedido pra minha empresa, no meu serviço não tem como ficar sem".

Os advogados também vão ficar cada vez mais dependentes dela. A partir desta segunda (01/02), a principal corte da justiça no país, só vai receber processos por meio eletrônico. É o começo do fim dessas pilhas de papel no Supremo Tribunal Federal. “A pessoa não precisa vir a Brasília, não precisa vir ao Supremo Tribunal Federal, ele pode remeter isso do seu escritório, de sua casa onde tiver acesso a Internet, as suas petições… Vinte e quatro horas”, explica Luciano Fuck, secretário-geral do STF.

Além da comodidade, o Supremo Tribunal Federal diz que haverá mais rapidez no julgamento das ações. Os advogados poderão acompanhar o andamento de tudo on-line. Os ministros também e nem precisam mais estar no Tribunal para decidir as ações. Podem dar o voto de qualquer lugar.

O novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil elogia a modernização. “Isso é o que se quer da justiça: a decisão rápida, a decisão célere, a decisão que faça justiça. Eu tenho certeza que com o processo digital isso acontecerá muito mais do que acontece hoje”, fala Ophir Cavalcante.

O sistema vai exigir a adaptação não só de advogados e ministros, mas também dos funcionários de alguns setores do STF, como o de encadernação de processos. Hoje o trabalho que eles virou coisa do passado.

Fonte: G-1

Comentários

Mais vistos