Notícias

Busca

MATRA

SUS – Plano de urgência tem que sair em 30 dias

12 de novembro de 2009 - 00:00

A Promotoria de Justiça do Consumidor quer mais uma porta de entrada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em Marília para atendimento de urgências e emergências. Ontem ficou acordado em reunião que o Hospital Universitário e o Hospital das Clínicas apresentarão em até trinta dias um plano para utilização das dependências do antigo Hospital São Francisco.

Atualmente o único Pronto-Socorro para alta complexidade (casos graves) que atende pelo SUS é o do Hospital das Clínicas (unidades I e II – Materno Infantil). Teoricamente a Prefeitura deveria assumir os pacientes com urgências de baixa e média complexidade, mas os dois Prontos-Atendimentos do município não acolhem toda a demanda.

Ontem o promotor de Justiça do Consumidor, José Alfredo de Araujo Sant’Ana, reuniu representantes legais do Hospital Universitário da Unimar (Universidade de Marília) e do Hospital das Clínicas da Famema (Faculdade de Medicina de Marília) para discutir os problemas que tem sido vivenciados pela Saúde em Marília, especialmente neste segundo semestre. Ambas as instituições se comprometeram a trabalhar juntas pela elaboração de um plano de urgência, utilizando o antigo Hospital São Francisco, fechado no dia 1º de abril deste ano.

O prédio do São Francisco foi adquirido pela Famema para ser um hospital de média complexidade, mas ainda não existe data para a inauguração. A proposta é que, enquanto isso não acontece, a estrutura possa ser aproveitada no atendimento emergencial, absorvendo a demanda excedente dos PAs (Prontos-Atendimentos). A Secretaria Municipal de Saúde alega que faltam médicos interessados no trabalho de urgência e emergência/SUS. O promotor quer que o plano seja implantado até que a Prefeitura regularize a contratação de médicos, em caráter emergencial.

Fonte: Jornal da Manhã

Comentários

Mais vistos