Notícias

Busca

MATRA

Sydney Gobetti é homenageado na Câmara Municipal; sessão é marcada por adiamento de projetos

25 de setembro de 2012 - 11:07

Na sessão camarária de ontem o vereador Sydney Gobetti, falecido há três meses, recebeu homenagem dos vereadores. Ao propor a matéria denominando “Edifício Legislativo Vereador Sydney Gobetti de Souza” o prédio da Câmara Municipal, Herval Rosa Seabra lembrou da atuação do edil, que teve sete mandatos, totalizando 28 anos no cargo de vereador.

O vereador Eduardo Nascimento também foi à tribuna prestar seu tributo, afirmando que foi Gobetti quem o lançou à vida política e que os edis normalmente consultavam Gobetti quando havia alguma decisão importante. Mário Coraíni Júnior lembrou que o edil não enriqueceu com a medicina e que sempre ajudava a população mais carente. Donizete Alves destacou sua bondade e Yoshio Takaoka falou sobre sua humildade e lembrou que Gobetti dizia que “é preciso existir a política para os mais simples terem acesso ao poder público”.

Após as palavras de honra, a TV Câmara exibiu um pequeno documentário em que Gobetti aparece jovem falando sobre sua história e a importância da política, depois mais velho em sessão na Câmara e ao final mostra o vereador defendendo projetos em sessões deste ano. “Na política é que se decide a vida das pessoas”, fala o edil no vídeo. A última imagem mostra Gobetti falando sobre a importância de transparecer os trabalhos dos edis por meio da TV Câmara.

Todos os presentes aplaudiram de pé a homenagem, dentre eles a esposa, o filho e a nora de Gobetti. Antes de o projeto ser votado, Herval mencionou que mesmo que o prédio da Câmara mude de localização continuará com a mesma denominação.

Ordem do dia

Depois da homenagem, rapidamente passou-se a votação sobre o projeto de Wilson Damasceno extinguindo as férias parlamentares de julho. No momento da votação, Herval Rosa Seabra pediu questão de ordem e propôs que a matéria fosse adiada por mais cinco dias. Quando o pedido foi posto em votação, apenas Damasceno e Júnior da Farmácia votaram contra. Agora o projeto voltará a ser votado em primeira discussão, cumprir interstício para depois voltar à votação final, o que pode não ocorrer até o final do ano.

A outra propositura de Damasceno instituindo em Marília o Programa Municipal de Auxílio ao Tratamento e Recuperação do Usuário Dependente de Álcool e outras Drogas e o projeto de Expedito Capacete instituindo prazo e multa para a regularização de escoamento de águas pluviais e servidas foram aprovados.

Já o projeto de Herval Rosa Seabra que se trata sobre a redução de 25% da jornada de trabalho semanal dos servidores da Secretaria Municipal da Educação foi adiado por 30 dias. O pedido foi feito pelo próprio autor.

A próxima sessão da Câmara será no dia 1 de outubro e é aberta ao público. A participação popular é fundamental para a fiscalização dos trabalhos dos edis.

Comentários

Mais vistos