Notícias

Busca

MATRA

Taxa média de juros do empréstimo pessoal está permanece em 5,17%

09 de março de 2010 - 00:00

Há cinco meses, a taxa média de juros dos empréstimos pessoais está no mesmo patamar de 5,17% ao mês, segundo informou nesta terça (9) a Fundação Procon-SP. O estudo revelou também que a menor taxa do mercado é a da Caixa Econômica Federal (4,39%) enquanto a maior é a do Itaú/Unibanco (5,86%). De acordo com a pesquisa, as taxas de juros do cheque especial também ficaram estáveis, em 8,79%, mesmo índice de fevereiro. Nesse segmento a Caixa também cobra a menor taxa da praça (6,75%) enquanto a maior é a do banco Safra (12,30%).

Os dados foram coletados no dia 2 de março em dez bancos: Bradesco, HSBC, Real, Santander, Nossa Caixa, Banco do Brasil, Itaú, Unibanco, Safra, Caixa Econômica Federal. A única alteração nas taxas foi feita pelo Bradesco, que elevou de 5,34% a 5,37% ao mês- alta de 0,56% em relação à taxa de fevereiro.

O Procon alertou que o consumidor "deve refletir antes de contratar um empréstimo" e sugeriu a pesquisa de preços oferecidos pelos estabelecimentos comerciais e os produtos dos bancos como empréstimos pessoais. "O mais prudente é evitar as linhas de crédito, já que os juros são elevados", informa nota do Procon. Segundo a fundação, os bancos estão adotando posição cautelosa com a taxa de juros, enquanto aguardam as novas diretrizes da política monetária.

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Mais vistos