Trânsito: Matra visita Sorocaba para conhecer soluções
Membros da MATRA – Marília Transparente visitaram na última segunda-feira (08) a cidade de Sorocaba, a 107 km da capital São Paulo. O objetivo foi conhecer as soluções eficientes implantadas para melhor fluência do trânsito e do transporte no local.
Diante de diversos problemas conhecidos em Marília, como a falta de fiscalização, a falta de regulamentação para liberação de estacionamentos, organização das vias, adequação aos deficientes e principalmente um alto índice de mortalidade por habitantes em consequência de acidentes no trânsito, é que a instituição não governamental busca conhecer métodos conhecidos pelo resultado positivo.
A Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social de Sorocaba, a URBES, responsável por toda atividade ligada à fiscalização, suporte e gerência do trânsito, possui diversos diferenciais e métodos básicos de organização, além de suporte da prefeitura. Funcionando como uma secretaria, ela proporciona segurança aos motoristas e agilidade até mesmo nas vias mais movimentadas.
Contando com um prédio simples, mas bem estruturado, é composta por setores básicos e essenciais para o bom funcionamento: engenharia, informática, fiscalização, operação e educação no trânsito.
Ruas da cidade de Sorocaba.
Educação no trânsito
Além de fiscalizar o bom cumprimento das leis, é evidente a preocupação com a educação e conscientização dos condutores, que sempre são alertados durante 10 dias sobre mudanças ou infrações específicas, para só depois encontrarem fiscalização mais incisiva dos agentes.
Em casos de mudanças no sentido de vias ou exclusão/inclusão de estacionamentos, são aceitas sugestões dos próprios moradores. Toda a rua é consultada e se 80% das pessoas aceitarem a ideia, o projeto é encaminhado para aprovação do setor de engenharia.
Também são realizados teatros e palestras direcionadas a todas as faixas etárias, partindo da educação infantil, com o principal objetivo de educar e prevenir acidentes.
Vale lembrar que todo o montante arrecadado pelas autuações aplicadas por agentes de trânsito da URBES são totalmente revertidas para a melhoria das vias (pintura, asfalto, reparos, etc.). Os funcionários não contam com bonificação por multa e sim por alcance de resultados, ou seja, diminuição de acidentes, de fluxo complicado, entre outros.
Agentes da URBES identificam acidente no centro de Sorocaba.
Tecnologia
O serviço de fiscalização é feito por monitoramento de câmeras. No painel disponível na sede da empresa é possível acompanhar pelo menos 36 locais ao mesmo tempo. Em caso de identificação de acidente ou perigo, um agente é enviado para suporte o mais rápido possível, dificilmente ultrapassando a marca de 5 minutos. São 98 pessoas nesta função.
A URBES ainda inova com uma página no twitter (https://twitter.com/transitourbes)atualizada pelos próprios funcionários que trabalham na sala de controle. Por meio do microblog, eles fornecem informações em tempo real para os motoristas da cidade. É possível saber quais ruas estão com trânsito mais intenso, alagamento, veículos quebrados, acidentes ou qualquer outro problema.
Também contam com telefone próprio para comunicação direta com atendentes que informam diretamente os agentes que estão nas ruas anecessidade de suporte no trânsito.
A visita permitiu, enfim, aos membros da MATRA, se conscientizarem da possibilidade de implantação de um sistema eficaz também em Marília. Um sistema que trouxe resultados positivos aos moradores da cidade, diminuindo o número de infrações e mortos.
*Por Mariana Mansano Maginador