Notícias

Busca

MATRA

TRÂNSITO: Prefeito determina criação de Conselho Municipal após reunião com autoridades

12 de setembro de 2012 - 10:05

Encontro realizado terça-feira (11), no auditório do Gabinete do prefeito reuniu autoridades responsáveis pela discussão de questões relacionadas ao transito de Marília, que até o momento já fez 40 vítimas fatais ao longo de 2012. Na ocasião foi determinado pelo prefeito Toffoli a criação do Conselho Municipal de Trânsito, que terá função consultiva e deliberativa, responsável por apontar as causas e as soluções para esta problemática.

Participaram do encontro, além do prefeito Toffoli, a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Conselho Municipal de Segurança, Tiro de Guerra, Emdurb, Programa Viva Feliz Sem Acidentes, Promotoria Pública e integrantes da Administração Municipal.

Abriu o encontro o comandante do 9º BPMI (Batalhão da Polícia Militar do Interior), tenente-coronel João Carlos Sproesser Mathias, que apresentou o resultado de um estudo feito pela PM que analisou Boletins de Ocorrência de acidentes de trânsito com vítima ao longo de um ano. Com base nos dados destes acidentes foi montada uma planilha onde é possível saber onde, quando, quem e como os acidentes acontecem.

De acordo com o mapeamento, no período, foram registrados 1665 ocorrências no perímetro urbano de Marília. Entre as vias com maior número de colisões, estão a avenida República (115 acidentes), Sampaio Vidal (111) e avenida Santo Antônio (93). Os cruzamentos com mais colisões são: avenida Sampaio Vidal X 4 de Abril (próximo a praça Saturnino de Brito) e a intersecção das avenidas Castro Alves X Manoel Muller X Sanches Cibantos.

Além disso, após o estudo, pode-se saber que existem horários com maior incidência de acidentes: próximo às 7 horas e as 20horas. A maior parte das vítimas é composta por trabalhadores do comércio. Os dias com mais registros de acidentes são, além dos finais de semana, as quartas-feiras.

“Este é um fato curioso. Com base nos dados percebemos que a quarta-feira é como se fosse um mini final de semana que temos bem no meio da semana. Neste dia há rodada dos campeonatos de futebol, muitos restaurantes oferecem descontos atrativos, além de ser o dia em que os cinemas cobram meia entrada. Há um aumento no volume de carros nas ruas e os acidentes acontecem”, explica o coronel.

Durante sua fala o policial afirma que através deste estudo a PM irá elaborar e direcionar uma fiscalização específica. “Mas este não é um trabalho que cabe apenas às autoridades policiais. Diversos outros setores devem se engajar nesta difícil batalha que é diminuir o número de acidentes e consequentemente as mortes. Para isso aprovamos a ideia do prefeito de criar o Conselho Municipal de Transito”.

Para o prefeito Toffoli a organização e segurança no trânsito de Marília envolvem três bases: engenharia, educação e fiscalização. “O elevado número de acidentes em Marília deve-se, dentre outros fatores, ao crescimento da frota. Cabe a prefeitura promover a fluidez do transito e promover campanhas para diminuir o número colisões. Precisamos de um transito seguro e que flua com agilidade”.

O edital do concurso para contratação de um engenheiro de transito já foi publicado. “Esperamos que, com essa contratação, a segurança do trânsito para todos em nossa cidade melhore. Além das vidas ceifadas, fato triste e irreversível, outra dificuldade que encontramos administrativamente falando é a questão dos custos que esses acidentes acarretam aos cofres públicos”, explica o prefeito.

Ele exemplifica: “um paciente acidentado que necessita de uma cirurgia de alta complexidade, toma a vez do cidadão comum que precisa ser submetido a uma operação para remoção de tumor, por exemplo. Por isso medidas preventivas a acidentes serão adotadas imediatamente”, finaliza Toffoli.

Fonte: Prefeitura Municipal de Marília

Comentários

Mais vistos