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Transparência: Deputados Abelardo Camarinha e Walter Ihoshi gastam, respectivamente, R$ 800 mil e R$ 270 mil para divulgar mandatos; do total gasto por Camarinha, R$ 160 foram destinados para sua rádio

12 de fevereiro de 2014 - 11:50

Para auxiliar a cobrir despesas típicas do exercício do mandato, os deputados contam com a Cota Parlamentar, que está estipulada em R$ 203.810.804,04. Dentre as despesas cobertas pelo chamado “cotão” está a divulgação da atividade parlamentar.

Segundo reportagem do site “Congresso em Foco” divulgada ontem (11), nos últimos três anos a Câmara dos Deputados gastou R$ 94 milhões apenas com divulgação de atividades do mandato. Já os deputados eleitos por Marília, Abelardo Camarinha e Walter Ihoshi, gastaram, de 2009 até dezembro de 2013, respectivamente, R$ 804.910,00 e R$ 269.227,73.

Abelardo Camarinha

Grande ExpedienteDep. Abelardo CamarinhaO parlamentar destinou a verba da cota para cobrir despesas com divulgação de suas atividades no jornal Correio Mariliense; Tv Marília; Marília Comunicações; Studio Cem FM Stéreo; Agência Wilson Mattos – Promoções Artísticas; Jornal do Povo e na sua rádio, a Clube de Vera de Cruz Ltda.

O que chama a atenção é que a partir de 2010, a maior parte das despesas com publicidade do deputado foram feitas na Agência Wilson Mattos Promoções Artísticas S/CLtda, alcançando a soma de R$ 83.350,00.

Durante todo o ano de 2011, o deputado destinou o “cotão” apenas para essa agência, totalizando R$ 111.600,00. Já em 2012, Camarinha repassou R$ 160 mil para a Rádio Clube de Vera Cruz Ltda, a qual é dono.

No entanto, de acordo com as normas da Câmara dos Deputados, os parlamentares não podem contratar empresas das quais sejam donos ou que tenham parentes até o terceiro grau na sua administração.

Na campanha de 2010, Camarinha declarou à Justiça eleitoral possuir R$ 24.492 em ações na rádio para a qual destinou verbas públicas. Reportagem do portal iG em janeiro de 2013 informou que documentos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da Junta Comercial de São Paulo não deixam dúvidas sobre a propriedade da rádio: ela é do deputado. Segundo o portal, Camarinha tem metade das ações da emissora, que opera na frequência 950 AM.  À época, o deputado disse ao iG que não tinha “participação na administração nem na programação” da rádio e que financiou seu próprio negócio por ser “o melhor canal de comunicação da região entre o parlamentar e a comunidade”.

Em 2013, o deputado tornou a contratar com a Agência Wilson Mattos, em um total de R$ 205 mil.

Walter Ihoshi

walter ihoshiO deputado federal destinou a verba para vários veículos de comunicação, tais como: Com Nix Informática; Jornal Nippo Brasil; Tremembé Negócios e Projetos; M. Sansei Comunicação; Tayacom; Mídia Publicitária; Takiy Fast Graphics; Murc Editora Gráfica; Canal 09; Locaweb. Arte Contexto; Integra Editora Gráfica e T2 Studio de Artes Gráficas. Além disso, Ihoshi ainda contratou assessores de imprensa para divulgação de atividade parlamentar em nível local e regional.

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