O Insper, uma instituição sem fins lucrativos, dedicada ao ensino e à pesquisa com cursos de graduação, pós-graduação lato e stricto sensu, lança hoje (30/01) o Observatório da Qualidade do Gasto Público (OQGP), uma iniciativa dedicada à produção de análises, métricas e propostas para aprimorar a eficiência e a efetividade do gasto público no Brasil.
O Observatório integra o Centro de Gestão de Políticas Públicas (CGPP) do Insper e conta com financiamento da Fundação Haddad. O evento acontece na manhã no dia 30 de janeiro de 2026, no Auditório do Insper, em São Paulo, com a presença de autoridades governamentais, especialistas e representantes de organismos internacionais e terá apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O novo Observatório tem como missão contribuir para o avanço do debate público e para a disseminação de melhores práticas de planejamento, orçamento e avaliação de políticas públicas. A iniciativa reunirá pesquisadores, gestores e parceiros institucionais na construção de instrumentos capazes de fortalecer a eficiência técnica, a eficiência alocativa, a qualidade das políticas públicas e dos processos orçamentários e de planejamento do Estado brasileiro.
A agenda inclui, além da abertura institucional, a apresentação do escopo de atuação do OQGP e três painéis com especialistas de destaque nos campos de avaliação, orçamento e revisão de gastos. Com o lançamento do OQGP, o Insper reforça seu papel como instituição independente, técnica e comprometida com políticas públicas baseadas em evidências.
Vamos acompanhar os resultados com muita expectativa.
.
*Fonte: Insper
**Imagens meramente ilustrativas (reprodução site da fonte citada).
.

🤳🏻📱Faça parte também do grupo INFORMATIVO MATRA, no WhatsApp, e fique informado sobre notícias de interesse público:
https://chat.whatsapp.com/GWD267qIpsODWo5Usc7PRQ?mode=hqrc







