Notícias

Busca

MATRA

Tribunal de Justiça de Roraima conquista primeiro lugar em ranking de transparência. TJSP ficou em 27º.

08 de setembro de 2022 - 11:17

O Tribunal de Justiça de Roraima conquistou um feito inédito e alcançou o topo do Ranking da Transparência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com índice de 100%. A premiação ocorreu no dia 1º de setembro, durante a 2ª Reunião Preparatória para o 16º Encontro do Poder Judiciário, em Brasília, com a presença do ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça.

A primeira colocação foi empatada com mais quatro tribunais de Justiça: Amapá, Bahia, Goiás e Piauí.

Com índice de 72,6%, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), ficou na 93ª colocação (último lugar no ranking geral dos Tribunais Avaliados) e na 27ª posição se levarmos em conta apenas os Tribunais de Justiça.

O ranking

Este é o quinto ano do Ranking da Transparência, que busca valorizar os tribunais que mais se destacam no fornecimento de informações de forma clara e organizada. Os itens sob avaliação estão distribuídos em dez temas, com 84 perguntas que buscam identificar, por exemplo, se os órgãos do Judiciário publicam: os objetivos estratégicos, metas e indicadores; os levantamentos estatísticos sobre a atuação do órgão; o calendário das sessões colegiadas; a ata das sessões dos órgãos colegiados; o campo denominado ‘Serviço de Informações ao Cidadão’ na página inicial; informações sobre licitações e contratos, entre outros.

A secretária de Gestão Estratégica do TJRR, Veruska Lobo, destacou que transparência na gestão pública possibilita a fiscalização por parte da sociedade, além de estender a participação popular na tomada de decisões.

Ela explica que além do aspecto ético e legal, compartilhar dados públicos com a sociedade, e administrar o poder público de forma transparente, se mostra também uma atitude estratégica, sendo uma das bandeiras da gestão do TJRR. “A melhora crescente é o resultado do esforço do TJRR no sentido de zelar pela transparência ativa e passiva, e pela comunicação com o cidadão. Pela primeira vez desde o início da premiação, o TJRR configura como o mais transparente do Brasil, alcançando 100% de transparência”, comemorou.

Para presidente do TJPI, desembargador José Ribamar Oliveira, a colocação obtida é o reflexo do empenho e dedicação de magistrados, magistradas, servidores e servidoras que realizam o seu trabalho unicamente com o intuito de prestar os serviços da Justiça para a sociedade de forma clara e transparente. “O principal requisito de governança e gestão pública é a transparência. Logo, todos que fazem o Judiciário piauiense estão cumprindo o seu papel de exercer uma prestação jurisdicional cada vez mais célere e com total transparência.”

Segundo publicação postada no site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), dos 93 órgãos avaliados, apenas 14 alçaram 100% de transparência.

Para conferir o ranking completo, clique no link abaixo:

https://www.cnj.jus.br/transparencia-cnj/ranking-da-transparencia/

 

*Fonte: CNJ e Roraima em Foco.

**Imagem meramente ilustrativa.

Comentários

Mais vistos