Notícias

Busca

MATRA

TSE disponibiliza novo canal de vídeo em seu site

06 de outubro de 2009 - 00:00

Já está no ar no site do TSE o novo Canal de Vídeo da Justiça Eleitoral. Remodelado e atualizado, o novo Canal coloca à disposição de estudiosos, eleitores, empresas de comunicação e sociedade diversos vídeos para download, distribuídos em seis seções (Reportagens, Serviços ao Eleitor, Entenda a Justiça Eleitoral, Brasil Eleitor, Documentários e Séries e Campanhas). Todas as seções contam com um acervo variado de assuntos ligados a temas da Justiça Eleitoral e à evolução do voto no Brasil.

O Canal de Vídeo da Justiça Eleitoral pode ser acessado por meio do banner do Centro de Divulgação da Justiça Eleitoral no site do TSE. Em seguida, o interessado deve clicar a área TV na barra superior do Centro de Divulgação para, então, abrir a página do Canal de Vídeo.

Destaque e Reportagens

O destaque atual no Canal de Vídeo é a reportagem Conheça as vantagens do novo serviço on-line da Justiça Eleitoral: o Título Net. Por sua vez, na seção Reportagens, oito vídeos estão disponíveis para download, entre os quais TSE aprova calendário eleitoral para 2010 e TSE faz audiência pública para divulgar testes na urna eletrônica.

Serviços ao Eleitor e Entenda a Justiça Eleitoral

Na seção Serviços ao Eleitor, o cidadão encontra atualmente sete vídeos com diversas informações sobre obtenção, consulta e regularização do Título de Eleitor e sobre prazo para apresentação de justificativa à Justiça Eleitoral no caso de não comparecimento às urnas, entre outros assuntos vinculados ao tema.

Já a seção Entenda a Justiça Eleitoral traz 11 vídeos com reportagens que despertam a curiosidade dos eleitores e de pesquisadores da área, tais como a Função do Senador, Funções do Prefeito, Petição Eletrônica, Diferenças entre as propagandas eleitorais e Crime Eleitoral".

Brasil Eleitor e Documentários e Séries

Dois dos vídeos mais recentes do programa Brasil Eleitor, transmitidos pela TV Justiça, podem ser acessados em sua seção específica no Canal de Vídeo da Justiça Eleitoral. São eles: o programa que mostra o encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), realizado no Rio de Janeiro (RJ), e o que trata do desafio feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a cidadãos e estudiosos, com a proposta de colher sugestões para aperfeiçoar, cada vez mais, o sistema eleitoral brasileiro.

Atualmente dezoito vídeos podem ser baixados pelo público na seção Documentários e Séries do Canal. São vídeos que tratam, por exemplo, da "Urna Biométrica", última inovação da Justiça Eleitoral que começou a ser gradualmente implantada a partir das eleições municipais de 2008, e de temas ligados à ética eleitoral, como o documentário TSE comemora dez anos da Lei Contra Compra de Votos.

O cidadão dispõe ainda nesta seção de duas séries de reportagem: Diretas Já (cinco vídeos), que conta a história do movimento popular iniciado em 1984 em favor do retorno da plena democracia ao País, e a série 4 anos (cinco vídeos), que utilizou o slogan da campanha de Esclarecimento ao Eleitor 2008, feita pela Justiça Eleitoral, para destacar a importância do voto consciente nas eleições municipais.

Fonte:JusBrasil

Comentários

Mais vistos