Notícias

Busca

MATRA

TSE nega registro de ex-governadora do DF

03 de setembro de 2010 - 00:00

O plenário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu nesta quinta-feira (2), por 5 votos a 2, rejeitar o registro da candidatura da ex-governadora do Distrito Federal Maria de Lourdes Abadia (PSDB), que pretendia concorrer a uma vaga no Senado. Ela ainda pode recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal).

A candidata foi enquadrada na Lei da Ficha Limpa por ter sido condenada pelo TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal) por tentar comprar votos nas eleições de 2006. Segundo a Justiça, ela tentou induzir o voto de proprietários de trailers e quiosques do DF, alegando que suspenderia atos administrativos que determinavam a demolição ou retirada dos estabelecimentos.

A maioria dos ministros entendeu que não é pelo fato de o crime eleitoral não ter resultado na eleição da política que não ficou constatado a ilegalidade de seus atos. Votaram pela rejeição do registro o relator Arnaldo Versiani e os ministros Cármen Lúcia, Aldir Passarinho, Hamilton Carvalhido e Ricardo Lewandowski.

Os votos contrários foram dos ministros Marco Aurélio Mello e Marcelo Ribeiro, que vêm se colocando contra a aplicação da Lei da Ficha Limpa em diversos casos que já chegaram à corte.

 

Fonte – Agência Brasil

Comentários

Mais vistos