Tupã terceiriza coleta de lixo
O grupo Leão & Leão assume nesta semana a coleta do lixo orgânico e o gerenciamento do aterro sanitário na cidade de Tupã. Na última sexta-feira, a empresa apresentou os funcionários e os veículos que serão utilizados na execução dos serviços. De acordo com o gerente de operação, Nilson Barone, todos os profissionais que atuarão na coleta de lixo orgânico são de Tupã. A empresa contratou 50 funcionários, sendo que aproximadamente 15 são servidores municipais. “Vamos desenvolver o melhor trabalho para a cidade”, disse.
A empresa utilizará três caminhões coletores, um caminhão basculante, uma pá carregadeira, um ônibus e uma esteira. Além da coleta do lixo e monitoramento do aterro sanitário, a empresa fará a capinação e limpeza das vias públicas e dos locais onde ocorre feira livre. Ao justificar a terceirização da coleta do lixo orgânico, o prefeito Waldemir Gonçalves Lopes disse que a coleta realizada pela Prefeitura era muito bem feita. No entanto, o maquinário já apresentava altos custos de manutenção e a renovação implicaria num investimento de até R$ 3 milhões. “Quando quebrava uma máquina no aterro, era preciso parar outro setor da Prefeitura para fazer o atendimento”, comentou.
Waldemir explicou que parte do maquinário será leiloado. As melhores máquinas serão utilizadas na recuperação das estradas rurais. “O serviço é para melhorar e custar mais barato para a Prefeitura. O que era bom ficará ainda melhor”, disse. A empresa responsável pela coleta de lixo ganhará por tonelada transportada. Para que todo este processo seja transparente, haverá câmera monitorando a pesagem do material.
Quanto aos servidores que atuavam na coleta de lixo, Waldemir explicou que os funcionários que decidiram trabalhar na Leão & Leão terão dois anos para decidir se continuam na Prefeitura ou na empresa privada. O trabalho de coleta de lixo orgânico seguirá o mesmo cronograma estabelecido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Já a coleta seletiva será feita pelo projeto “Reciclar é Legal!”.
Fonte: Diário de Tupã