Notícias

Busca

MATRA

Última sessão camarária do ano é marcada por protestos; Marcos Rezende é empossado

10 de dezembro de 2013 - 07:14

População faz protesto contra a falta de água na zona norte. Foto: Laperuta Júnior.

Ontem (09), cidadãos cansados com a falta de água na cidade protestaram na sessão da Câmara. Com cartazes: “na enxurrada dos desvios escoa a nossa água” e “qual vereador terá a coragem de lutar conosco?”, população com nariz de palhaço e peruca reivindicou o abastecimento normal da água.

Em certo momento, um cidadão chegou a discutir com o Presidente da Câmara, Luiz Eduardo Nardi, dizendo que o povo tem o direito de usar a tribuna. Porém, segundo o Regimento Interno da Câmara não é permitido esse tipo de manifestação durante a sessão.

Em seguida o vereador Cícero do Ceasa disse que a população não pode mais ficar sem água e mostrou seu “kit banho”, que compõe um balde e uma caneca.

O vereador Mário Coraíni Júnior disse que o povo precisa começar a exercer o seu poder e “mostrar que não está dormindo. Apoio essa manifestação, pois todo pode emana do povo”.

Durante o período do Pequeno Expediente, que é o momento em que os vereadores têm dez minutos para falar sobre qualquer assunto, o vereador Cícero do Ceasa voltou a mencionar o problema da falta de água. Ele exibiu novamente seu “kit banho” e citou os bairros que têm sofrido com o problema.

“É incabível que uma Administração, que se diz humana, não trate desse problema. Essa história de que a cidade está falida já cansou. Não dá mais para ouvir lamentação. O cidadão mariliense está caindo no buraco e não tem água para limpar o sangue do machucado. Todos nós sabemos que a prioridade é água. Como Prefeito, Vinícius tem sido um ótimo deputado”, disse.

A vereadora Sônia Tonin criticou as respostas dadas pelo Poder Executivo quanto ao problema e ainda atacou o Daem (Departamento de Água e Esgoto). “O Daem não pode ter apenas um caminhão pipa. Quando assumi fiz um levantamento para saber o que é preciso fazer com esse departamento que está obsoleto, sucateado. Não é aceitável a falta de água. O que nós podemos fazer agora é queixar ao Prefeito para que implemente uma força tarefa. Espero que o Prefeito tenha um Plano B para o fornecimento de água. Conversei com algumas pessoas da Prefeitura para um plano emergencial”, disse.

Após vários protestos dos presentes, foi formada uma comissão composta por Cícero do Ceasa, Samuel da Farmácia e Silvio Harada para conversar com a população.

Marcos Rezende

Marco Rezende assume a cadeira deixada por Choquito. Foto: Laperuta Júnior.

Ainda na sessão de ontem foi empossado vereador o empresário Marcos Santana Rezende (PSD), que irá ocupar a cadeira deixada por João Paulo Salles, o Choquito, que renunciou após ser acusado de quebra de decoro parlamentar. Rezende, que teve 1.378 votos em 2012, assume o segundo mandato (o primeiro foi de 1997-2000).

O primeiro secretário, Expedito Capacete, fez a leitura da carta de renúncia de Choquito e em seguida Marcos Rezende foi chamado para a entrega da declaração de bens e do diploma de suplente.

“Quero saudar e cumprimentar essa Casa e aqueles que participaram da Comissão Processante, que apurou e constatou a quebra de decoro parlamentar de Choquito. Me sinto na obrigação de mais uma vez pedir desculpas à minha cidade. Que todos os partidos possam avaliar aqueles que se candidatam. Ainda quero citar uma frase de Nelson Mandela: ‘Não há nada como regressar a um lugar que está igual para ver o quanto a gente mudou’. Estou fora dessa Casa há 13 anos e posso ver o quanto amadureci. Quero ajudar a construir minha cidade, por isso preciso da oportunidade do diálogo”, falou.

Ordem do dia

Foram aprovados os dois projetos objetos de deliberação: o Projeto de Lei nº 115/2013, da Vereadora Sônia Tonin (PSC), obrigando prédios dotados de elevadores a oferecerem cadeira de rodas e o Projeto de Lei nº 120/2013, do Vereador Samuel da Farmácia (PR), incluindo a Conferência Missionária da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Marília nas datas comemorativas do município.

Em primeira discussão foi aprovado o Projeto de Lei nº 116/2013, da Prefeitura, desafetando e incorporando na categoria dos bens de uso especial do Município, a Quadra 02, do Bairro Parque dos Sabiás, medindo 1.647,425m², localizada no Distrito de Padre Nóbrega, para fins de regularização de equipamentos públicos.

Proposto pela Comissão de Justiça e Redação, foi aprovado o parecer da Prefeitura solicitando o referendum da Edilidade para outorgar permissão de uso de um veículo VW/Kombi, placa CZA6337, prefixo C-347, à Companhia de Desenvolvimento Econômico de Marília – CODEMAR, destinado ao atendimento das necessidades dos serviços realizados pela Companhia, conforme documentos anexos.

Em segunda discussão foi aprovado o Projeto de Lei nº 38/2013, do Vereador José Bassiga Goda (PHS), instituindo a Semana Municipal de Orientação e Conscientização sobre crimes cometidos através da Internet nas datas comemorativas e eventos do Município de Marília.

Também foi aprovada a propositura do vereador Silvio Harada (PR) sugerindo o Projeto de Lei nº 98/2013, que denomina Jardim Espanha e respectivas vias públicas do “Loteamento Residencial Terras da Fazenda”, aprovado pelo Decreto Municipal nº 10831/2012.

Outro projeto da mesma natureza foi aprovado. Trata-se da propositura do vereador Delegado Wilson Damasceno (PSDB),  denominando vias públicas do Loteamento Residencial e Comercial Fazenda São Sebastião, aprovado pelo Decreto Municipal nº 10832/2012.

Aprovado o Projeto de Lei nº 113/2013, do Vereador Marcos Custódio (PSC), sugerindo tornar obrigatória a exibição de vídeos  educativos antidrogas nas aberturas de shows e eventos culturais no Município de Marília e dá outras providências.

Por fim, foi aprovado o Projeto de Lei nº 114/2013, de Marcos Custódio, dispondo sobre a obrigatoriedade dos hotéis,  motéis, casas noturnas, restaurantes, lanchonetes, bares e outros comércios similares, afixarem placas ou outros dispositivos, informando às gestantes sobre os perigos da Síndrome Alcoólica Fetal – SAF.

Comentários

Mais vistos