Unidades básicas de saúde começam a funcionar em horário estendido
As 12 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) começam nesta quinta-feira a funcionar uma hora a mais por dia. O atendimento, antes realizado das 7h às 17h, passará a ser feito das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira. A ampliação no horário de funcionamento ao público ocorre por conta da redução de jornada dos trabalhadores da Saúde, aprovada pela Câmara no início de junho.
Com a mudança, servidores passam a trabalhar seis horas por dia, em vez de oito horas feitas anteriormente. O atendimento nas unidades básicas será dividido em dois turnos, sendo que todos os funcionários estarão na unidade entre 12h e 13h (durante a troca dos turnos).
Além das UBSs, as clínicas de fisioterapia e de fonoaudiologia, Cerest (Centro de Referência à Saúde do Trabalhador, Ucem (Unidade Central de Separação de Materiais), Banco de Leite Humano, Caps (Centro de Atenção Psicossocial) e o SAE (Serviço de Atendimento Especializado) funcionarão das 7h às 18h.
As USFs (Unidades de Saúde da Família), cujo funcionamento depende de convênio entre prefeitura e governo federal, não terão o horário de funcionamento alterado e continuam atendendo das 7h às 17h.
Fonte: Jornal Bom Dia Marília