Notícias

Busca

MATRA

Varejo tem em outubro maior faturamento desde dezembro

05 de novembro de 2009 - 00:00

O comércio varejista do país vendeu em outubro 1,3% mais do que em setembro e aumentou em 7,1% o faturamento sobre igual período do ano passado. Foi o melhor resultado desde dezembro do ano passado, quando o faturamento havia crescido 7,5%. O levantamento é da empresa de consultoria do setor privado Serasa Experian .

Segundo a pesquisa, o melhor desempenho registrou-se no segmento de móveis, informática e eletroeletrônicos, que inclui os produtos da linha branca –  fogões, geladeiras, máquinas de lavar. A procura por esses itens aumentou 1,1% sobre setembro e 12,2% na comparação com outubro do ano passado. Os técnicos da Serasa atribuem o salto ao efeito da política de redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI).

A expectativa do fim da redução do IPI nos produtos da linha branca no fim de outubro levou muitos consumidores a antecipar as compras, segundo a análise técnica da Serasa. A previsão da empresa é de que as vendas se mantenham em alta, ainda que em ritmo menor, já que o governo prorrogou a medida apenas até janeiro do próximo ano e fixou descontos graduais do IPI apenas para os produtos classificados com o Selo Classe A do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Os dados da pesquisa mostram também que o comércio de veículos, motos e peças caíram 0,9% sobre setembro , mas aumentaram 20,4% na comparação com o mesmo mês do ano passado. No segmento de materiais de construção houve queda de l,9% sobre setembro e de 18,2% sobre outubro do ano passado. Outro segmento em baixa foi o de combustíveis e lubrificantes, com -0,5% na comparação com setembro e -3,2% sobre outubro de 2008.


Fonte: Agência Brasil

Comentários

Mais vistos