Notícias

Busca

MATRA

Vem aí o 2º Mutirão da Cidadania de São Paulo; o projeto é uma iniciativa da MATRA e do MPF

10 de fevereiro de 2011 - 15:17

E o Mutirão da Cidadania, uma iniciativa do Ministério Público Federal de Marília e da MATRA, continua dando frutos! Neste sábado, em São Paulo, será reaizado a segunda edição do evento, que também conta com o apoio de nossa ONG.

Por aqui, as datas dos próximos Mutirões ainda não foram definidas, entretanto, ao que tudo indica, o primeiro do ano deve ocorrer em abril.

Leia abaixo a matéria publicada ontem no site do Ministério Público Federal:

2º Mutirão da Cidadania do Centro leva cidadania, saúde, assistência social e cultura à Cracolândia

No próximo dia 12, órgãos públicos, sociedade civil e empresas, em parceria, levam serviços de qualidade à população de rua e aos moradores da região; documentos serão emitidos de graça

A Rede Social Centro e o Ministério Público Federal realizam, no próximo dia 12 de fevereiro (sábado), das 10h às 18h, o 2º Mutirão da Cidadania do Centro, a terceira edição do Mutirão da Cidadania na cidade de São Paulo. O evento acontecerá na praça Princesa Isabel, bairro de Campos Elíseos, no centro da Capital, e será focado na população de rua e nos moradores da região.

A praça Princesa Isabel, onde fica o terminal de ônibus do mesmo nome, é uma área central na região da Cracolândia, no centro de São Paulo, uma das nas zonas de maior circulação de moradores em situação de rua e usuários de crack. As tendas para atendimento ao público estarão divididas em quatro setores sinalizados com as cores nacionais Cidadania (amarelo), Social (azul), Saúde (verde) e Cultural (branca).
   
O evento tem apoio* de empresas da região, ong’s, igrejas, órgãos públicos e voluntários, que realizam uma ação organizada de inclusão e transformação social. Segundo a Rede Social Centro, co-organizadora do evento, 400 voluntários devem participar do Mutirão.

Nas duas primeiras edições na Capital, realizadas em 2010, o Mutirão da Cidadania realizou 11.654 atendimentos. O objetivo desta segunda edição na Cracolândia, segundo os organizadores, é atingir 7000 atendimentos. O Mutirão da Cidadania foi iniciado em Marília, em 2009, numa iniciativa do Ministério Público Federal e da ONG Matra. No interior, o evento já teve dez edições, sete em Marília, uma em Garça, uma em Pompéia e uma em Bauru, e já realizou quase 8000 atendimentos.

O Procurador Regional dos Direitos do Cidadão em São Paulo, Jefferson Aparecido Dias, idealizador da iniciativa, considera que o mutirão é uma forma de os cidadãos conhecerem os órgãos públicos e terem conhecimento dos seus direitos. A tenda do MPF receberá denúncias sobre violações aos direitos humanos no âmbito federal. Clique aqui para conhecer as atribuições do MPF.

Conheça os setores, os objetivos e os serviços do 2º Mutirão da Cidadania no Centro:
 
Setor Amarelo – Cidadania

Objetivo: Aproximar o Poder Público da população, agilizando problemas burocráticos e orientando-a sobre seus direitos;

Ministério Público Federal (recebimento de denúncias, orientações sobre direitos);
Ministério Público Estadual (recebimento de denúncias, orientações sobre direitos);
Defensoria Pública da União (assistência jurídica para pessoas carentes perante à Justiça Federal);
Defensoria Pública do Estado (assistência jurídica para pessoas carentes perante à Justiça Estadual);
Justiça Federal (consulta processual e orientação para ingressar com ações no Juizado Especial Cível);
INSS (aposentadoria, benefícios sociais);
Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (encaminhamento para segunda via de certidões de nascimento);
Secretaria da Segurança Publica (emissão de RG);
Secretaria Municipal do Trabalho – Centro de Apoio ao Trabalho (Cat) Móvel.

Setor Verde – Saúde
Objetivo: oferecer aos moradores do entorno e à população de rua e usuários de drogas, acesso e informação a serviços de saúde, como testes de Hepatite C, glicemia, medição de pressão arterial, IMC e possíveis encaminhamentos à Rede do SUS;

Cruz Vermelha Brasileira;
SESI;
Secretaria Municipal de Saúde – Orientação sobre a Dengue, Henfil (unidade de saúde especializada em DSTs) e Caps (Centro de Atenção Psicossocial);

Setor Azul – Social
Objetivo: oferecer aos moradores do entorno e à população de rua e usuários de drogas acesso e informação sobre serviços de natureza social e dar possíveis encaminhamentos;

Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads)– Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e Creas (Centro de Referência Especializados de Assistência Social);
Porto Seguro (corte de cabelo);
Missões Cristãs;
Rede Social do Centro.

Setor Branco – Cultura   
Objetivo: Atrações musicais para o público de todo o evento e organização de atividades lúdicas e de entretenimento para as crianças.

Palco com atrações musicais;
SESI – Oficina de Geração de Renda;
Jogo da Água;
Escultura em Balões;
Pintura de Rosto;
Sociedade Bíblica do Brasil;

* Lista completa de parceiros, apoiadores e realizadores do 2º Mutirão da Cidadania: Rede Social Centro, Ministério Público Federal, TV Globo, Prefeitura do Município de São Paulo, Sesi, Fecomércio, Hospital Sírio-Libanês, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal do Trabalho, Conseg, Projeto Centro Legal, Secretaria da Segurança Publica, Cruz Vermelha Brasileira, Ministério Publico do Estado de São Paulo, INSS, Justiça Federal, Comunidade Evangélica do Bixiga, Consórcio Nova Luz, Porto Seguro, Clinica Veredas, Comunidade Terapêutica Reviver, Primeira Igreja Batista de São Paulo, Missões Cristãs do Centro, Defensoria Pública da União, Defensoria Pública Estadual, Igreja da Família, Sabesp e SP Turis.

(VM)

Comentários

Mais vistos