Notícias

Busca

MATRA

Vereadores: 13 ou 21?

29 de dezembro de 2011 - 13:24

Editorial Jornal da Manhã de Marília (28/12/2011)

A polêmica está longe de acabar e a população, que é contra o aumento do número de vereadores, ainda não sabe se a Câmara Municipal de Marília vai insistir na apresentação de novo projeto para modificar a Lei Orgânica e aumentar número de cadeiras e de despesas. Se isso acontecer, o município vai ter cerca de R$ 3 milhões a mais de gastos, sendo o dinheiro sai do bolso do contribuinte. Os gastos são com novos vereadores e assessores, além de despesas dos gabinetes.

Uma liminar da Justiça de Marília suspendeu o projeto aprovado na calada da noite e que aumentou o número de vereadores. A estratégia da presidência da Câmara é deixar o assunto esfriar e o departamento jurídico não se manifestou para tentar derrubar a liminar conseguida pelos quatro vereadores contrários ao aumento do numero de cadeiras na Câmara: Wilson Damasceno, Eduardo Nascimento, Júnior da Farmácia e Mário Coraíni.

Os demais vereadores são favoráveis ao aumento de cadeiras, principalmente porque também aumentar a chance deles de reeleição. Mas também pode ser um tiro no pé, porque a população já se manifestou várias vezes (inclusive aqui no Jornal da Manhã, na coluna Vox Populi, nesta página) que é contra o aumento de vereadores na cidade. Se eles insistirem nesse projeto, a resposta do eleitorado poderá acontecer nas urnas em outubro de 2.012.

Com o clima de festas de final do ano pode ser até que a presidência do Legislativo aproveite para encaixar uma sessão extraordinária, já que a Câmara está em recesso, para votar o novo projeto que modifica a Lei Orgânica e aumentar o número de vereadores de 13 para 21. Lógico que a sociedade está de olho e várias entidades e ONGs vão se manifestar e protestar. Outra sessão na calada da noite ou no clima do Ano Novo pode acabar mal! A tática, por enquanto, na Câmara Municipal é de silêncio total e ninguém comenta nada sobre o novo projeto a ser votado para atender aos interesses dos próprios vereadores, aumentando as chances de reeleição. Os vereadores favoráveis ao aumento para 21 cadeiras na Câmara são: Yoshio Takaoka, Herval Rosa Seabra, José Carlos Albuquerque, Sidney Gobetti de Souza, Donizeti Alves, Eduardo Gimenes, César ML, Marcos Custódio e Pedro do Gás.
 

Comentários

Mais vistos