Vereadores eleitos vão ser diplomados hoje (18) no Teatro do Colégio Sagrado
Mesmo com investigações e processos em curso, nenhum suplente terá que assumir por enquanto.
A diplomação dos vereadores eleitos acontece hoje (18), a partir das 14h, no Teatro do Colégio Sagrado Coração de Jesus. Mesmo com investigações em curso, todos os edis que venceram nas urnas vão receber o diploma e ficarão aptos a assumir as cadeiras legislativas em 10 de janeiro de 2013.
Entre os investigados, o MPE (Ministério Público Eleitoral) chegou a pedir a cassação do registro de candidatura e a anulação dos votos do atual presidente da Câmara Municipal, Yoshio Takaoka (PSB) e do primeiro suplente da coligação PMN-PDT, o ex-prefeito Domingos Alcaide (PMN).
Vereadores eleitos podem ter problemas durante a próxima legislatura, como é o caso de Zé Menezes (PSL), denunciado pelo Crea-SP (Conselho Regional dos Engenheiros e Arquitetos de São Paulo) por uso de diploma de engenheiro civil falso. O MPF (Ministério Público Federal) agora deverá remeter o caso à Policia Federal. Ele também é investigado por ter comprado veículo para pastor de igreja evangélica em troca de votos na eleição deste ano.
A posse vai acontecer no dia 1° de janeiro de 2013 no plenário da Câmara Municipal. A primeira sessão da legislatura 2013-2016 será comandada pelo vereador mais votado (3.365 votos): Wilson Alves Damasceno (PSDB). No mesmo dia acontece a eleição para a escolha do presidente da Casa de Leis para o biênio 2013-2014.
A composição
A Câmara Municipal terá 60% de renovação para a 18a legislatura (2013-2016). Apenas cinco vereadores reelegeram-se: Wilson Alves Damasceno (PSDB), Yoshio Sergio Takaoka (PSB), Marcos Custódio (PSC), Mario Coraíni Júnior (PTB) e Jose Expedito Capacete (PDT).
A grande novidade é a eleição de urn palhaço, a exemplo do que ocorreu no Ultimo pleito na Camara dos Deputados corn a eleição de Tiririca. 0 Palhaço Choquito (PSD) foi eleito com 1.407 votos.
Pela primeira vez o Le Legislativo de Marilia terá dois irmãos atuando como vereadores na mesma legislatura: Zé Menezes (PSL), que esta de volta a Câmara, terá a companhia do Irmão Samuel da Farmácia (PR).
A Casa de Leis Mariliense volta a ter uma mulher com a eleição da diretora de escola Sônia Tonin (PSC). Luiz Eduardo Nardi (PR), ex-presidente da Câmara, ex-diretor do Daem e ex-vice-prefeito também será diplomado hoje.
A colônia japonesa ganha mais urn representante corn Silvio Harada (PR), da Cooperativa Agrícola Sul Brasil, que agora faz companhia a Yoshio Takaoka.
Com trabalhos nas comunidades das zonas norte e sul, respectivamente, Cícero do Ceasa – que coloca o PT novamente no Legislativo – e José Bássiga (PHS).
A bancada evangélica na Câmara Municipal de Marilia tambem estará maior com Zé Menezes, Samuel da Farmácia, S6nia Tonin, Marcos Custódio e Palhaço Choquito.
Fonte: Jornal da Manhã de Marília – 18/12/2012