Notícias

Busca

MATRA

Violência contra idosos tem mais de 100 denúncias no ano em Marília

15 de junho de 2010 - 00:00

Nesta terça-feira é Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, criado para disseminar a ideia de não aceitá-la como normal. Mas uma estatística é alarmante. O Disque Idoso – serviço da Secretaria de Assistência Social – recebeu 117 denúncias de maus tratos e abandono de idosos só nos cinco primeiro meses deste ano em Marília. Nos últimos 16 meses, o serviço de proteção à pessoa idosa recebeu 306 denúncias.

De acordo com o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), abandono, negligência e abuso financeiro (quando o responsável em receber a aposentadoria e/ou pensão a utiliza em benefício próprio) estão entre os casos mais denunciados. A coordenadora do Creas, Carolina Garbi, explica que em muitas ocorrências há resistência por parte da vítima em confirmar a agressão.

“Muitos idosos negam a violência porque, em alguns casos, ela parte do próprio filho, por exemplo, e isso pode gerar um processo contra ele na Justiça se for comprovado crime”, explica. Marília possui população de 28,6 mil pessoas com mais de 60 anos, o que representa 12,46% da população do município, segundo projeção da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados).

Ontem, um ciclo de palestras alertou para o problema da violência contra os idosos, que torna-se a cada dia mais comum, segundo autoridades. A cada ano, 600 mil pessoas ingressam nessa faixa etária no país, segundo o IBGE.
 

Fonte: Jornal Bom Dia Marília

Comentários

Mais vistos