Notícias

Busca

MATRA

Você Fiscal recebe mais de 8,5 mil fotos de Boletins de Urna

07 de outubro de 2014 - 00:05

O projeto Você Fiscal, iniciativa por mais transparência na votação eletrônica brasileira que coloca na mão do eleitor o poder de fiscalizar parte do processo eleitoral, já recebeu 8.566 fotos de Boletins de Urna (BUs). Os registros foram feitos no Brasil e no exterior. Os dados divulgados pela equipe foram contabilizados ontem (5), até as 23h.

O BU é uma espécie de extrato impresso no fim da votação com os totais de votos por candidato na urna em questão. Às 23h, havia 4.566 envios pelo aplicativo Você Fiscal (apenas para sistema Android) e 4 mil por e-mail (bu@vocefiscal.org). As primeiras imagens chegaram pela manhã, do Japão, sendo seguidas por envio de eleitores que votaram na China, Áustria e Moçambique.

A expectativa da equipe do projeto é receber ainda muitos boletins até as 23h59 desta segunda-feira (6/10) – limite de horário com o qual o Você Fiscal se compromete a analisar todos os BUs que receber, extrair seus dados e comparar com os que serão divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O resultado deverá ser conhecido dentro de algumas semanas.

O Você Fiscal foi o sétimo app mais baixado da semana, segundo o site “Info”, com mais de 12,5 mil instalações. Além disso, apenas no evento “Mutirão Você Fiscal” no Facebook, mais de 14,5 mil pessoas confirmaram participar da fiscalização e, no site http://somos.vocefiscal.org, mais de 5,1 mil pessoas haviam “adotado” ao menos uma zona eleitoral para auditar.

Em geral, os principais relatos de problemas para fotografar BUs disseram respeito a desconhecimento de mesários e presidentes de seção em relação à disponibilização do documento ao público — embora a resolução 23.399/2013 do próprio TSE, em seus artigos 82 e 116, determine que o BU seja afixado em local visível da seção logo após a votação.

De acordo com a equipe do Você Fiscal, houve locais, como na zona 256, em São Paulo (SP), onde os BUs foram afixados todos juntos em um pátio, com pouco tempo destinado à fiscalização. Denúncias de dificuldades podem ser enviadas ao Você Fiscal por este formulário no site do projeto.

Foto de BU X BU oficial

A ideia do Você Fiscal é verificar se haverá discrepância entre os boletins fotografados e os oficiais para, no caso de diferenças serem encontradas, apontar falha no sistema de transmissão do TSE ou mesmo fraude.

“Se o Você Fiscal não localizar nada, porém, não significa que a urna eletrônica e o sistema como um todo sejam seguros. Outros métodos de ataque (por exemplo, adulteração do software que roda dentro da urna), pela falta de transparência e inexistência de mecanismos de recontagem independente, podem ocorrer de forma indetectável, mesmo com a fiscalização do Você Fiscal”, afirma a equipe.

Para esses casos, o projeto seguirá pressionando pela votação eletrônica com obrigatoriedade do rastro anônimo de papel verificado pelo eleitor e por um sistema eletrônico baseado em hardware e software livres e publicamente auditáveis. Se o sistema atual não for aprimorado, as eleições no Brasil continuarão sem transparência ou segurança, não importa quais resultados o Você Fiscal encontre ou não.

Sobre o Você Fiscal

Após ter sido financiado coletivamente por 1.148 pessoas que levantaram R$ 65.540,00 no Catarse (a meta era de R$ 30 mil), o aplicativo gratuito Você Fiscal está permitindo nestas eleições que o Brasil tenha, pela primeira vez, uma fiscalização independente e paralela da apuração final dos votos. A iniciativa é do professor de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Diego Aranha e do empreendedor digital Helder Ribeiro. 

Fonte: Contas Abertas

Comentários

Mais vistos