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‘Votocard’, a nova arma de candidatos para atrair eleitores

12 de setembro de 2014 - 11:19

Um novo formato de material de campanha está chegando à casa de 750 mil eleitores do estado do Rio. Com a chapa de candidatos do PMDB à Câmara, à Alerj e ao governo do estado, uma cópia fiel de um cartão de crédito, chamado de “votocard”, vem confundindo a cabeça do eleitor. O material, que chega pelos Correios, traz impresso o nome do “alvo” do material de campanha. O CNPJ da propaganda é do deputado estadual Fábio Silva (PMDB), que concorre à eleição. Ele cita, no produto, o nome do deputado federal Eduardo Cunha (PMDB)-RJ) e do governador Luiz Fernando Pezão. Ambos concorrem à reeleição.

— Ao receber, achei que ia ganhar créditos depois da eleição — disse uma dona de casa que recebeu o cartão e não quis se identificar.

O material foi produzido na AWL Serviços, gráfica com sede em São Paulo. O CNPJ da gráfica também aparece no material de campanha. Na declaração à Justiça Eleitoral, que consta no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o deputado Fábio Silva declara ter gasto R$ 462 mil com com os trabalhos da gráfica.

Procurado, o deputado não retornou às ligações do GLOBO. A Procuradoria Regional Eleitoral informou, por sua assessoria, que, em tese, o material é regular, uma vez que apresenta os números do CNPJ. No entanto, afirma que pode ser apurado um eventual abuso de poder econômico, devido à qualidade do material e da associação com ilusórios créditos futuros, caso o voto vá para os candidatos indicados no cartão.

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