Notícias

Busca

MATRA

Yoshio recebeu doação de R$ 20 mil de funcionário da Câmara, afirma PF

17 de abril de 2013 - 13:21

Começariam ontem (16) as oitivas do inquérito que investiga as supostas doações de campanha irregulares ao ex-vereador Yoshio Takaoka (PSB), porém, as três pessoas intimadas não compareceram. Doação de funcionário da Câmara Municipal no valor de R$ 20 mil foi constatada pela Polícia Federal.

“A intimação foi realizada na Câmara Municipal e ainda não recebemos a explicação sobre as ausências. Vamos ouvir 30 pessoas, sendo 10 funcionários do Legislativo. Inclusive o advogado e diretor geral foram intimados para prestar esclarecimentos”, ressaltou o delegado da Polícia Federal, Sandro Viana dos Santos.

A expectativa é que este inquérito seja concluído até o próximo dia 25, com posterior encaminhamento ao Ministério Público.

Vale lembrar que Yoshio Takaoka foi preso pela Polícia Federal em novembro do ano passado, quando era presidente da Câmara Municipal. Assessores dele foram flagrados em carro oficial do legislativo com cheques assinados e com valores em branco que teriam sido utilizados para a compra de votos, além de documento assinado como se o eleitor tivesse trabalhado na campanha. O então vereador e os funcionários dele foram libertados um dia depois.

O Ministério Público pediu a cassação do diploma de Yoshio Takaoka por compra de votos, o que foi acatado pela Justiça. Na vaga dele assumiu o primeiro suplente da coligação PSB-PSC, Herval Rosa Seabra.

Agora, Yoshio Takaoka e os assessores podem ser indiciados por crimes de falsidade de documentos públicos e fraude processual.

Fonte: Jornal da Manhã

Comentários

Mais vistos