Notícias

Busca

MATRA
SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA:

CONFERÊNCIA MUNICIPAL SERÁ REALIZADA DIAS 21 E 22 PARA DEBATER PROBLEMAS ENFRENTADOS NA CIDADE.

02 de junho de 2024 - 06:00

Cidades de todo o país estão empenhadas na identificação de problemas e na elaboração propostas para melhorar a qualidade de vida da população. Esse trabalho, que começa nos municípios, é preparatório para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, um evento organizado pelo Ministério das Cidades e pelo Conselho das Cidades, com o objetivo de fortalecer a participação social nas políticas públicas de desenvolvimento urbano, habitacional, de mobilidade urbana e saneamento básico.

Depois de vários anos de interrupção, a Conferência foi retomada com tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, a Conferência Nacional está prevista para ser realizada em novembro deste ano, após a conclusão das etapas Municipal e Estadual/Distrital. Nestas etapas preparatórias serão eleitos os delegados, que vão representar suas cidades/estados no evento nacional.

CONFERÊNCIA DE MARÍLIA

Em Marília, a Conferência Municipal será realizada nos dias 21 e 22 de junho, na UNIMAR. “A participação do maior número de pessoas na conferência é fundamental. Isso porque esse evento é a oportunidade da população expor seus problemas, ajudar a criar propostas para solucioná-los e eleger pessoas que vão apresentar essas mesmas propostas nas conferências do Estado de São Paulo e do Governo Federal”, afirmou a Comissão Organizadora da Conferência das Cidades em Marília, que é composta por representantes de vários setores da cidade, como Conselhos Municipais, sindicatos, universidades e a OSCIP MATRA.

Problemas como casas distantes do local de trabalho, dificuldades para se deslocar de uma região para a outra da cidade, falta de moradias e pessoas correndo risco ao morarem em áreas de preservação ao lado dos penhascos (Itambés) que cercam Marília, são alguns dos problemas que devem ser abordados na etapa municipal da Conferência, na UNIMAR. “Tudo isso piorado por uma lei de zoneamento e uso do solo de 1998, desatualizada e despreparada para lidar com os problemas que a população enfrenta diariamente. Mais do que nunca, é necessário conversar sobre os problemas de Marília e pensar maneiras de enfrentá-los”, aponta trecho de publicação oficial de divulgação, distribuída pelos organizadores da Conferência em Marília.

Lembramos que o evento é aberto a todas as pessoas e quanto mais expressiva for a participação da população, melhor. No dia 21, sexta-feira, a Conferência Municipal vai começar às 09h30min. Já no sábado, dia 22 de junho, os trabalhos devem começar um pouco mais cedo, às 08h30min. e vão durar o dia todo.

“É importante reforçar ainda que essas propostas não serão apenas desejos, mas poderão fazer parte do Plano Nacional de Desenvolvimento Urbano, uma política muito importante que influencia o plano diretor, a política de zoneamento, o transporte público, e até mesmo o recebimento de investimentos em infraestrutura urbana, ou seja, de obras de saneamento básico, abastecimento de água, transporte público e de construção de mais moradias de habitação de interesse social”, concluiu a comissão organizadora do evento em Marília.

A MATRA divulga as informações em defesa da transparência e da cidadania.

Participe, cidadão! Não perca a oportunidade de apresentar suas experiências, suas dificuldades e ajudar a encontrar a melhor solução para o desenvolvimento sustentável e inclusivo de Marília. Afinal, ninguém é melhor do que você para cuidar a sua cidade!

Comentários

Mais vistos