Greve e desgaste político

Já são 35 dias de greve dos servidores públicos municipais e a situação está cada vez mais difícil de se chegar a uma solução, já que o prefeito Vinícius Camarinha continua irredutível, apostando na desistência e fracasso do movimento grevista. Para ele trata- se de uma “greve política”, mas não explica o que isso quer dizer, mesmo porque o movimento é do Sindicato dos Servidores e não de um partido político, muito menos da oposição, que praticamente não existe em Marília.

Por falar nisso, o prefeito tem ampla e dominada maioria no Legislativo, com 10 vereadores submissos e que cumprem todas as determinações vindas do Executivo. Inclusive com a aprovação do projeto de apenas 4,5% de aumento para os servidores. Com isso, o prefeito passou a responsabilidade para os vereadores, sempre alertando que o aumento já foi aprovado pela Câmara Municipal e que não será possível rever este índice. O impasse está muito longe de ter um final feliz, o que obrigou o Sindicato dos Servidores Municipais entra no Tribunal de Justiça com ação de dissídio de greve, como forma de pressionar o TJ a proferir decisão sobre o movimento e os direitos dos trabalhadores.

O prefeito Vinícius Camarinha continua alegando que faltam recursos e que não é possível oferecer reajuste maior para os servidores, mas levantamento feito pela Matra – Marília Transparente – mostra que aumentou a arrecadação da Prefeitura, apesar da chamada “economia de guerra” anunciada pelo chefe do Executivo. Estranhamente, a Prefeitura de Marília assinou contrato com a empresa Sotaque Brasil Publicidade e Propaganda Ltda pelo valor de R$ 3.800.00,00.

Segundo a Matra, com o novo contrato, a gestão acaba de elevar os gastos de publicidade em quase 100%. Isso porque, em 2014, as despesas nessa área alcançaram a cifra de R$ 1.938.367,14, segundo consta do REO (Relatório de Execuções Orçamentárias) da própria Prefeitura. Para a Matra, esta é mais uma prova de que não há falta de dinheiro e sim de prioridade nos gastos.

Também na contramão da crise anunciada pela administração municipal, a Câmara de Marília quer construir novo prédio em área do município, no bairro Salgado Filho, com 3.965 metros quadrados. A intenção é construir um prédio amplo para abrigar todos os gabinetes e servidores, inclusive com a possibilidade já aventada de se aumentar o número de vereadores em Marília. Isso significa mais gastos!

Enquanto isso vai continuar o impasse entre Prefeitura e grevistas, apesar do prefeito Vinícius Camarinha afirmar que não há prejuízos para os trabalhos e para a população. Se faz necessário uma intervenção rápida e decisiva da justiça, para que se tenha logo o desfecho desse imbróglio, respeitando os direitos adquiridos dos servidores, inclusive com reposição de perdas salariais.

* Editorial do Jornal da Manhã