Que 2020 será lembrado como o ano da pandemia que deixou o mundo inteiro refém de um vírus altamente contagioso, ninguém duvida. Mas certamente este também será lembrado como o ano da SUPERAÇÃO.
Em meio às dificuldades e restrições impostas em nome da saúde pública, a eleição municipal também foi diferente: menos tempo de campanha, redução no número de seções eleitorais, novas regras e cuidados redobrados para que todos pudessem exercer o direito de votar em seus representantes, minimizando ao máximo o risco de contaminação pelo coronavírus.
O combate às “fake news” (notícias falsas) também ganhou atenção especial do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e neste cenário a MATRA, que há 14 anos fiscaliza a aplicação do dinheiro público e defende a transparência na gestão pública, mobilizou seus voluntários para a realização da campanha “Voto Consciente”.
É importante lembrar que a MATRA não faz política partidária. Ao provocar a reflexão dos eleitores sobre a importância de escolher com cuidado e critérios em quem votar, sem direcionar o voto de ninguém, defendemos o comprometimento da sociedade com o INTERESSE PÚBLICO.
“Sempre lembramos que quem não gosta de política é governado por quem gosta e nos dias atuais, com tantas informações de fontes confiáveis à disposição dos eleitores, não dá para ninguém alegar desconhecimento sobre o passado, a trajetória, ações e princípios dos candidatos. Foi neste sentido que realizamos a campanha”, disse Hildebrando de Azevedo Souza, Presidente da MATRA.
Foram semanas de trabalho. As mensagens sobre a importância do voto consciente se espalharam pelas redes sociais. Foram distribuídos 30 mil panfletos em indústrias, no comércio, nas casas em vários bairros, em instituições como a Santa Casa e até nas feiras.
“No começo cheguei a ficar um pouco receoso quanto à recepção das pessoas, mas tive uma grata surpresa. Foi muito legal, as pessoas foram muito receptivas e algumas até pararam para falar sobre o assunto. É um trabalho de formiguinha, mas cada eleitor conscientizado é uma grande conquista. Foi um prazer poder participar ativamente desta campanha”, disse Denilson Evangelista, voluntário da MATRA.
Mesmo assim mais de 53 mil eleitores marilienses deixaram de ir às urnas para escolher prefeito e vereadores. O número representa uma abstenção de 29,7% entre os 178,9 mil eleitores locais. Muito disso se deve à pandemia, claro, mas a quantidade de pessoas que estão “abrindo mão” desse direito conquistado com muito sacrifício (o de votar) vem crescendo há anos. É justamente por isso e para que os eleitores façam escolhas cada vez mais conscientes, que campanhas como a realizada pela MATRA e por outras instituições como a OAB e a igreja católica – que também realizaram um amplo trabalho de conscientização neste período – são tão importantes.
“Para que o Brasil mude para melhor é necessário que cada um de nós faça a sua parte. E escolher bons representantes, tanto na Prefeitura como na Câmara Municipal, é fundamental para que tenhamos uma cidade mais justa e com serviços públicos de qualidade para todos. Afinal, o Brasil é formado pelos municípios e a partir do momento em que os eleitores fizerem uma boa escolha é a grande chance do Brasil mudar para melhor”, concluiu Edgar Cândido Ferreira, Vice-Presidente da MATRA.
O nosso muito obrigado a todos os envolvidos neste trabalho de conscientização – direta ou indiretamente. E parabéns aos eleitores que exerceram com responsabilidade o seu direito constitucional de escolher seus representantes. A vitória é da democracia.
Mas não acabou. O trabalho está só começando! Porque Marília tem dono: VOCÊ!